Atendimento Psicológico continua sendo feito no IQSC e no campus

A ansiedade, o medo e a preocupação são inerentes ao ser humano e, na dose certa, são propulsores de ações positivas, que melhoram a vida e facilitam conquistas de espaços antes deixados de lado na vida pessoal e profissional.

Programa Bem-Estar do IQSC mantém atendimento durante a pandemia. Foto: Wokandapix/Pixabay, adaptada por Comunicação IQSC

Porém quando estas sensações são recorrentes, geram inércia por tempo prolongado ou causam angústia, passam a merecer atenção e atendimento especializado.

Através do Escritório de Saúde Mental (ESM), a USP oferece acolhimento aos seus alunos, funcionários e docentes. Há atendimento em todos os campi universitários.

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) oferece o Programa Bem-Estar, que através da estagiária em Psicologia Caroline Spindola, oferece atendimento e acolhimento prioritário ao público do IQSC e também atua junto ao Programa Apoia USP do campus de São Carlos.

Acolhimento e atendimento

O atendimento psicossocial visa compreender os determinantes de saúde e questões sociais envolvidas nas angústias experienciadas pelos usuários do serviço. De acordo com as necessidades e demandas de cada pessoa, os atendimentos terão como objetivo definir as estratégias de intervenção social. Para garantir que o processo de intervenção seja pensado em conjunto com o usuário do serviço, o acolhimento é essencial. Nesse processo, a escuta, a confiança e a troca de informações são essenciais para pensar as intervenções e continuidade dos atendimentos.

Para atendimento estão sendo usadas plataformas de comunicação virtual como: Google Meeting, WhatsApp e e-mail. O serviço oferece espaços de atendimento individuais e em grupo, no formato on-line. Estamos organizando grupos para estudantes da pós-graduação  (demonstre interesse preenchendo o formulário (clique aqui))  e para conversarmos sobre a parentalidade na pandemia.

Os serviços são destinados a alunos e trabalhadores técnicos e docentes do campus USP – São Carlos que podem contar com acolhimento individual on-line. Para agendar horário, alunos e servidores do IQSC podem enviar e-mail para iqscprosaude@usp.br declarando interesse.

Todo o processo de atendimento/acolhimento é mantido sob sigilo profissional.

Contatos:
Programa Bem-Estar do IQSC: iqscprosaude@usp.br