USP Filarmônica fará oito concertos gratuitos em São Carlos: primeira apresentação será dia 11 de março

É necessário retirar ingressos com antecedência em dois locais: com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro, que fica no Campus da UFSCar, ou um dia antes no Centro Cultural da USP, que fica no centro da cidade. Foto: André Estevão

Quem mora em São Carlos terá oito oportunidades, este ano, para assistir gratuitamente às apresentações da USP Filarmônica. O concerto de estreia da temporada acontece na próxima quarta-feira, 11 de março, a partir das 20h30, no Teatro Universitário Florestan Fernandes, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e comemora os 50 anos da Universidade.

Ingressos
A entrada no evento é gratuita, mas é necessário retirar ingressos com antecedência em dois locais: com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro, que fica no Campus da UFSCar, ou um dia antes no Centro Cultural da USP, que fica na Av. Dr. Carlos Botelho, 1465 no centro da cidade, no horário das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Vivaldi e mais
No dia 11, o repertório terá como obra principal As Quatro Estações de Vivaldi, e o solo ficará a cargo do violinista Ramon Aranha Tavares Feitosa, spalla da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, sob regência de Rubens Russomanno Ricciardi, maestro principal da USP Filarmônica e professor titular do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP).

O concerto de abertura terá ainda a Suíte nº 2 em Si menorde Bach, com solo da flautista Cássia Carrascoza Bomfim e do violoncelista André Luis Giovanini Micheletti. Ambos também são professores do Departamento de Música da FFCLRP-USP. O Departamento é o responsável pela realização da série Concertos USP, com a USP Filarmônica, em parceria com o Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do campus da USP em São Carlos (GCACEx), com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e a UFSCar.

Programa completo
Johann Sebastian Bach (Eisenach, 1685 – Leipzig, 1750)
Suíte nº 2 em Si menorBWV 1067
Solista: Cassia Carrascoza Bomfim (flauta)
1. Ouverture
2. Rondeau
3. Sarabande
4. Bourrée I / Bourrée II / Bourrée I
5. Polonaise / Double / Polonaise
6. Menuet
7. Badinerie
Antonio Vivaldi (Veneza, 1678 – Viena, 1741)
As Quatro Estações (Le quattro stagioni)
Solista: Ramon Aranha Tavares Feitosa (violino)
Concerto Nº 1 em Mi maior op. 8 – RV 269
2. Largo
3. Allegro

Temporada 2020
A USP Filarmônica fará oito apresentações em São Carlos:
11/03 – Florestan Fernandes (UFSCar)
29/04 – Teatro Municipal
13/05 – Teatro Municipal
17/06 – Florestan Fernandes (UFSCar)
26/08 – Teatro Municipal
30/09 – Teatro Municipal
23/10 – Auditório Mascarenhas (IFSC/USP)*
25/11 – Florestan Fernandes (UFSCar)
Na semana anterior a cada apresentação, será comunicado onde os ingressos podem ser retirados.

133º Concerto da USP Filarmônica
11 de março de 2020, a partir das 20h30
Teatro Universitário Florestan Fernandes da UFSCar
Rodovia Washington Luis, Km 235, s/n – Vila Marina