Semana do Livro e da Biblioteca na USP: acesso aberto e ODS`s

De 19 a 25 de outubro a USP comemora a XXIII Semana do Livro e da Biblioteca na USP e a Semana Internacional do Acesso Aberto 2020.

Os eventos têm como tema principal “Acesso Aberto nas Bibliotecas Universitárias e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)” que, segundo informações das organizadoras, “evidencia a importância da produção científica em relação aos ODS e o papel das Bibliotecas como catalisadoras desses movimentos, a partir da aquisição e oferta de recursos e espaços de conhecimento, registro e disponibilização de conteúdos digitais, acolhimento e apoio ao usuário e ao pesquisador, seja estudante, docente ou profissionais em geral, em todas as suas atividades”.

22 de outubro das 15h às 17h
Organização: Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA)
Programação
15h00 – Acesso Aberto na USP e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: oportunidades e desafios – Profa. Brasilina Passarelli – Vice-Presidente da AGUIA
15h30 – Bibliotecas Digitais, Virtuais e Repositórios Institucionais: instrumentos para o acesso à Informação – Profa. Rosaly Favero Krzyzanowski – Biblioteca Virtual Fapesp
16h – Produção USP e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – uma análise bibliométrica -Dra. Elisabeth Dudziak – AGUIA
16h30 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade – Prof. Pedro Roberto Jacobi – IEE
Mediação: Waldo de Oliveira – AGUIA
Inscrição para receber o link da participação: clique aqui.

23 de outubro às 10 horas
Organização: bibliotecas do campus USP São Carlos (CDCC, EESC, IAU, ICMC, IFSC, IQSC e PUSP-SC) e biblioteca da FFLCH/USP
Palestrantes:
Adriana Cybele Ferrari foi Presidente (2017-2020) da FEBAB – Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições, sendo a atual Vice-Presidente (2020-2023). É diretora da biblioteca Florestan Fernandes da FFLCH/USP e Assessora do Reitor da USP.
Sigrid Karin Weiss Dutra integra a Comissão de Gestão do Conhecimento e a Comissão de Concepção do Serviço de Suporte à Pesquisa e Gerenciamento de Dados na biblioteca da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua. Foi Presidente da FEBAB (2008-2014) e do Comitê Permanente Para América Latina e Caribe da International Federation of Library Associations and Institutions-IFLA (2010-2015).
Acesse o evento no canal do Youtube FEBAB
Contato: bibiqsc@iqsc.usp.br