Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq: reflexo institucional

O Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil (DGP/Lattes/CNPq) tem por objetivo traçar o perfil geral da atividade científico-tecnológica no Brasil. Nesse sentido, a existência de grupos de pesquisa ativos e formalmente constituídos, espelha a organização e a atuação em pesquisa das instituições brasileiras.

Na USP, por ocasião das avaliações institucionais, a Pró-Reitoria de Pesquisa promove censos dos Grupos de Pesquisa, tendo como base o Diretório do CNPq.

A pesquisa é dinâmica e a formação dos grupos se dá continuamente. Nesse contexto, é papel fundamental do líder do grupo manter as informações atualizadas junto ao DGP-CNPq.

Criação e certificação de grupo

O docente da USP que ainda não estiver cadastrado como líder no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil deverá solicitar esse cadastro à Pró-Reitoria de Pesquisa por meio de mensagem enviada pelo Fale Conosco. Para isso é necessário ser estar ativo ou ser Professor Sênior com termo de colaboração vigente.

A criação e a certificação de um grupo de pesquisa passa pela aprovação do Departamento e da Comissão de Pesquisa da Unidade, por meio do preenchimento de formulário no Sistema Atena. O cadastro de Grupos de Pesquisa liderados por docentes USP foi regulamentado pela Portaria PRP 648/2018 e a rotina de procedimentos foi instituída através do ofício Circular 006/2018/PRP, que também traz recomendações para a criação de grupos, como por exemplo: é desejável que estudantes de graduação e pós-graduação participem de apenas um Grupo de Pesquisa da USP; é desejável que o grupo tenha pelo menos dois docentes USP; entre outras.

Atualização e exclusão

O grupo certificado que permanecer 12 meses sem sofrer nenhuma atualização terá sua situação alterada automaticamente para “Não atualizado”. Quando atualizado e reenviado pelo líder, o grupo retorna para a situação de “Certificado”.

Se o grupo permanecer “não atualizado” por mais 12 meses, passa à condição de “Grupo Excluído”, não podendo mais ter seus dados editados pelo líder para atualizações.

Manual

A Pró-Reitoria de Pesquisa da USP disponibiliza o Guia para Criação de Grupos de Pesquisa no Diretório do CNPq, que pode ser acessado AQUI.

A leitura do Guia, da Portaria e do ofício Circular é indispensável pois os documentos são complementares.

Contato – Comissão de Pesquisa do IQSC: copesq@iqsc.usp.br

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Fotos: Pixabay CCO com adaptação