Plágio acadêmico e integridade científica

O evento Perspectiva sobre Plágio Acadêmico e Integridade Científica, promovido pelo Comitê de Boas Práticas Científicas da Pró-Reitoria de Pesquisa, será realizado na quarta-feira, dia 8 de maio, das 14 às 17 horas, no prédio do Instituto de Estudos Avançados (IEA), com transmissão pelo IPTV.

A preocupação com a integridade científica é demanda permanente e urgente para a conservação da credibilidade da produção acadêmica. O plágio é um dos temas relacionados que tem chamado atenção devido a visibilidade que vem obtendo por meio da divulgação de casos que têm ocorrido.

Contudo, embora seja assunto ligado aos direitos autorais, no âmbito acadêmico modalidades como o autoplágio e o plágio de fontes passam do alcance jurídico, mas impactam seriamente as rotinas e reputações científicas.

Neste sentido, a discussão sobre as “perspectivas e tendências sobre o plágio acadêmico” é um assunto relevante, do interesse de todas as pessoas e instituições que incentivam, produzem e divulgam o conhecimento científico. A palestra será ministrada pela professora Sueli Mara Ferreira e pelos professores Fredric Litto e e Marcelo Kroskocz.

Haverá transmissão online do evento com a possibilidade de envio de perguntas para o e-mail eventossprp@usp.br, indicando como assunto “Dúvida plágio”.

Vagas presenciais limitadas.
Gratuito, não requer inscrição e oferece certificado.
Endereço: Rua do Anfiteatro, 513 – Cidade Universitária – Butantã, São Paulo – SP.

Fonte: PRP-USP
Foto: Moisés Dorado