Pesquisadores do IQSC desenvolveram software para validação de métodos e cálculo de incertezas

Para gerar dados para pesquisas, são realizados ensaios de laboratório, que exigem medições precisas e, dependendo da exatidão requerida, incluem um conjunto de outras medições e fatores, como pressão e temperatura, por exemplo. Na maioria dos casos, o resultado é obtido após uma série de leituras repetidas.

“Nos ensaios laboratoriais, a validação de métodos e o cálculo das incertezas de medição são etapas extremamente onerosas, trabalhosas e difíceis. A complexidade cada vez maior das normas leva muitas vezes a contratação de consultores que aumentam ainda mais os custos envolvidos”, afirmam os pesquisadores Igor Renato Bertoni Olivares e Vitor Hugo Polisél Pacces, ambos do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP. Mesmo utilizando planilhas eletrônicas mais atualizadas, não existem fórmulas prontas, cálculos ou gráficos necessários para determinadas tarefas, acrescentam.

Com a publicação da nova versão da ISO/IEC 17025:2017 que define requisitos de Gestão de Laboratórios de Ensaios e de Calibrações, exigidos pela ANVISA e INMETRO para certificação de um laboratório, “ficou mais claro que, para sistemas de gestão da qualidade, torna-se imprescindível a comprovação da aplicação correta da estatística na validação e no cálculo da incerteza”, segundo os pesquisadores.

Igor Olivares e Vitor Pacces trabalham na área de Gestão da Qualidade em Laboratórios e pensando na simplificação e aperfeiçoamento dos processos, desenvolveram um software para validação de métodos, “onde atendemos a maioria das normas, como por exemplo, a RDC 166, Guia do Ministério da Agricultura, ICH, entre outros e guias de validação da atualidade nacionais, como o DOC-CGRE-008 do INMETRO e internacionais, não sendo necessário se conhecer ou aplicar nenhuma fórmula”, informam. O relatório é preparado pelo próprio software sem a necessidade de digitá-lo. Segundo os pesquisadores, a ferramenta apresenta manual em português e atende até os auditores mais exigentes.

O software para o cálculo de incertezas de medições, também desenvolvido por eles, não exige a necessidade de se adicionar qualquer fórmula. O mesmo foi desenvolvido baseado nos guias Eurachem e Nordtest. “São mais de 10 tipos diferentes de fontes, as quais podem ser combinadas de acordo com a necessidade do usuário. Além disso, o software inclui e apresenta o cálculo da incerteza da amostragem”, acrescentam.

Outras informações sobre as ferramentas podem ser obtidas no site (clicando aqui) ou nos vídeos demonstrativos (aqui).

Contato: igorolivares@iqsc.usp.br ou vitorusp@iqsc.usp.br

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Imagem: Conflab

IQSC na mídia: Plataforma ajuda a garantir qualidade de métodos de análise em laboratório