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Atividades complementares contarão como créditos para alunos da graduação

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Serão consideradas as atividades ligadas à graduação, pesquisa, cultura e extensão universitária

Uma resolução conjunta da Pró-Reitoria de Graduação, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária instituiu as normas e as disciplinas para que as Atividades Acadêmicas Complementares (AAC) das três vertentes possam valer como créditos para os alunos de Graduação da USP.

Atividades Acadêmicas Complementares são aquelas realizadas pelos alunos, que não pertencem à grade curricular do curso de Graduação, mas contribuem para sua formação como, por exemplo, participação em concursos e premiações, atividades esportivas, representação em entidades estudantis, iniciação científica, programas de serviços à comunidade.

Em 2015, as AAC relacionadas à Graduação foram reconhecidas pela Pró-Reitoria e passaram a constar no histórico escolar do aluno como horas dedicadas, mas não como créditos. Como explica o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat, “a grande diferença é que agora as atividades relacionadas à pesquisa e à cultura e extensão são reconhecidas e passarão a constar no histórico escolar e a contar como créditos, não só para o aluno, mas também para o docente responsável pedagógico”.

Formação mais diversificada

A resolução segue a determinação do Plano Estadual de Educação, das Diretrizes Curriculares Nacionais e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de que as Atividades Acadêmicas Complementares são obrigatórias em todos os cursos de Graduação.

Elas devem ser previstas nos projetos pedagógicos e a carga horária é definida por cada Unidade, de acordo com o perfil do curso, sendo o limite de 10% da carga horária total.
“Mais do que atender a uma exigência legal, nós entendemos que as AAC são fundamentais para a formação do aluno porque estimulam os jovens a realizar atividades além das definidas na sua grade curricular, de acordo com suas preferências e expectativas. Isso proporciona uma formação profissional mais diversificada, mais dinâmica e comprometida com a sociedade”, explica Baracat.

Outra vantagem é a valorização de docentes que desempenham atividades como orientação de iniciação científica, supervisão de estágios, seminários e atividades de aprofundamento, tutoria acadêmica, orientação de Trabalho de Conclusão de Curso e coordenação de programas institucionais das Pró-Reitorias, por exemplo. Eles poderão registrar até 15h por semestre pelas atividades exercidas.

Atividades complementares

As AAC terão código específico no Sistema Júpiter e serão divididas em três tipos:

AACG – Atividades Acadêmicas Complementares de Graduação
Atividades esportivas, bolsas em projetos de mobilidade de ensino, premiações acadêmicas na graduação, monitoria em cursos de graduação, participação em programas de atividades extramuros relacionadas à prática profissional do curso, participação na Semana de Recepção aos Calouros

AACCE – Atividades Acadêmicas Complementares de Cultura e Extensão Universitária
Participação em cursos extracurriculares, participação em empresas juniores, participação em programa de extensão de serviços à comunidade, participação em visitas culturais monitoradas na Unidade, participação no Projeto Rondon

AACPq – Atividades Acadêmicas Complementares de Pesquisa
Realização de iniciação científica, participação em congressos e conferências científicas, recebimento de bolsas em projetos de modalidade de pesquisa, participação em atividades de pesquisa na Agência USP de Inovação (Auspin)

Por Erika Yamamoto da Assessoria de Imprensa – Jornal da USP

 

Notícia cadastrada por Sandra Zambon
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