A Universidade na alça de mira

O professor Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato, profere a palestra A universidade na alça de mira na sexta-feira, 28 de junho, às 10 horas, no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP. A atividade abre a programação do Workshop PAE – Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da unidade.

Sobre o assunto da apresentação, o pesquisador afirma: “A legitimidade da Universidade, dos cientistas e dos intelectuais tem sido contestada de formas diversas no cenário contemporâneo. Os saberes produzidos no âmbito dessa instituição secular são tensionados e, por vezes, ridicularizados no espaço das redes sociais e na grande avenida chamada internet. Há dois pontos centrais nesse debate. O primeiro deles é o reconhecimento do direito de qualquer pessoa “desacreditar” do conhecimento científico. O segundo é o desafio posto para todos os cientistas e intelectuais. Trata-se da defesa da racionalidade científica frente a outras formas de racionalidade que disputam espaço na orientação da vida e das ações dos homens”.

Rodrigo Rosistolato é antropólogo especializado em temas educacionais e atua junto à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Seus trabalhos focalizam as relações existentes entre a educação escolar e as outras esferas da vida social. É editor de seção da revista Estudos em Avaliação Educacional, da Fundação Carlos Chagas e Editor Chefe da Revista Contemporânea de Educação, da UFRJ

Todos os interessados podem participar gratuitamente.

“A universidade na alça de mira”
28 de junho de 2019, 10 horas, anfiteatro térreo do edifício Q1
Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos
Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 – campus USP