Tendências analíticas na determinação de PCBs em leite

Os bifenilos policlorados (PCBs) são poluentes orgânicos persistentes e de uso proibido no Brasil há décadas, embora ainda existam em equipamentos eletrônicos antigos. Situações de utilização, armazenamento e descarte inadequados contaminam o meio ambiente. Em decorrência de sua biomagnificação nas cadeias alimentares (aumento da concentração de uma substância ou elemento nos organismos vivos, à medida que percorre a cadeia alimentar), estes contaminantes podem ser encontrados como resíduos em alimentos tais como o leite sendo, portanto, a ingestão de alimentos contaminados a principal forma de exposição não ocupacional aos humanos, é o que nos conta Letícia Aparecida Marques.

Em seminário que profere no dia 25 de maio no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, Letícia falará sobre a química dos PCBs, abrangendo toxicidade, legislações vigentes, métodos de preparo de amostra e métodos de separação e detecção mais empregados para a análise de PCBs em leite, além de apresentar as novas tendências analíticas para a determinação destes contaminantes.

A palestrante desenvolve seu doutorado em Química Analítica e Inorgânica. Tem experiência com técnicas de separação e de preparo de amostras. É orientada pelo professor doutor Stanislau Bogusz Junior, que estuda a Química dos Alimentos e integra o Grupo de Química Inorgânica e Analítica do IQSC, e co-orientada pelo professor doutor Emanuel Carrilho, que coordena o Grupo de Bionalítica, Microfabricação e Separações (BioMicS).

Tendências analíticas na determinação de PCBs em leite
Letícia Aparecida Marques (IQSC-USP)
25 de maio de 2018, 10 horas, no anfiteatro A do edifício Q1 do IQSC
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1