USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Sensores e biossensores

O professor doutor Bruno Campos Janegitz da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), participará do 13º Workshop da Pós-Graduação do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, nesta terça-feira, 27 de novembro, ocasião em que falará sobre  Desenvolvimento de sensores e biossensores eletroquímicos para fins ambientais e medicinais. O seminário será às 09h45, no anfiteatro térreo do edifício Q1.

Sobre o assunto, o pesquisador informa “as evoluções alcançadas ao longo dos últimos anos envolvem tecnologias capazes de fornecer detecções analíticas confiáveis e rápidas a problemáticas antes muito complexas e dispendiosas. Várias tecnologias encabeçam essas inovações visando tornar o atendimento a pacientes (com caráter clínico) e monitoramento ambiental rápidos com alta precisão em qualquer local e situação. Neste contexto, nos últimos anos tem crescido o interesse em dispositivos eletroanalíticos para essas finalidades, os quais tem se mostrado promissores, visto serem passíveis de ilimitadas possibilidades de design, e estruturas a um relativo baixo custo”.

Nesta palestra serão apresentados uma série de sensores e biossensores eletroquímicos que têm sido preparados a partir de biopolímeros encontrados no cotidiano e também serão apresentados sensores e biossensores eletroquímicos descartáveis para aplicações medicinais e ambientais desenvolvidos no Laboratório de Sensores, Nanomedicina e Materiais Nanoestruturados do Campus Araras da Universidade Federal de São Carlos.

Bruno Janegitz atua no campus da UFSCar de Araras. É membro do corpo editorial da revista Journal of Sensors. Recebeu menção honrosa na 13ª edição do Prêmio Mercosul. Tem experiência nas áreas de Química e Biotecnologia, principalmente nos seguintes temas: eletroanalítica, nanomateriais, eletrodos modificados com nanomateriais e biossensores nanoestruturados.

O Workshop é organizado pela Comissão de Pós-Graduação do IQSC, presidida pelo professor doutor Roberto Gomes de Souza Berlinck. A programação completa, que envolve outras palestras e apresentações orais de alunos, está disponível aqui.

Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos
Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1
Contato: (16) 3373-9909

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)

Notícia cadastrada por Sandra Aparecida Zambon da Silva
O conteúdo da notícia é de inteira responsabilidade do autor.