Programa interativo revela estrutura de cristais para estudantes

Por meio do programa CrystalWalk, o usuário pode visualizar os cristais através da realidade virtual assistida, utilizando o teclado e o mouse do computador, com óculos 3-D ou com outras tecnologias que proporcionam diferentes níveis de imersão. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Alunos podem construir cristais passo a passo e ver sua estrutura em imagens tridimensionais.

Entender como os átomos dos elementos químicos formam cristais não é uma tarefa simples, principalmente para estudantes que aprendem sobre as propriedades dos materiais. Por essa razão, uma pesquisa do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), instituição associada à USP, criou o programa de computador CrystalWalk. Por meio dele, os alunos podem construir cristais passo a passo e ver sua estrutura em imagens tridimensionais. O CrystalWalk é um software livre que pode ser utilizado on-line e em dispositivos como computadores, tablets e smartphones.

“Cristais são sólidos onde os átomos estão distribuídos de modo organizado no espaço”, explica o professor Ricardo Leal Neto, do Grupo de Visualização Científica em Materiais do Ipen. “Um cristalógrafo estuda essa organização do ponto de vista das simetrias dos cristais, pois delas dependem suas propriedades químicas e físicas, como, por exemplo, as propriedades ópticas.”

Representação da célula unitária do NaCl (cloreto de sódio) utilizando realidade misturada: Átomos virtuais vermelhos e azuis de cloro e sódio sobrepostos a modelo físico impresso em 3D. Foto: Cedida pelo pesquisador

Os pesquisadores destacam que o CrystalWalk tem uma proposta de acessibilidade e democratização, e por isso a portabilidade da aplicação é uma característica importante para que funcione no maior número de dispositivos possível, como desktops, tablets e smartphones. “Desenvolvido utilizando a plataforma WebGL/HTML5, o CrystalWalk possui código aberto, é gratuito e disponível on-line”, descreve Bardella. O site com o programa é http://gvcm.ipen.br/CrystalWalk.

Veja a notícia na íntegra clicando aqui.

Por Júlio Bernardes / Jornal da USP

Notícia cadastrada por Sandra Aparecida Zambon da Silva