Pesquisador do IQSC é um dos vencedores do prêmio “Ciência e Tecnologia de São Carlos”

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia divulgou o resultado do Prêmio “Ciência e Tecnologia de São Carlos” edição 2018, em suas quatro modalidades: Pesquisador Sênior, Jovem Pesquisador, Professor de Ciências e Clube de Ciências.

O professor doutor Frank Nelson Crespilho, pesquisador do Instituto de Química de São Carlos  (IQSC) da USP,  foi um dos vencedores da categoria Jovem Pesquisador, atribuído a cientista com no máximo 40 anos, reconhecido por sua trajetória acadêmica, pelo seu trabalho científico inovador e contribuição à ciência.

“Ser escolhido é realmente uma honra. Agradeço ao IQSC pela indicação, em especial ao Diretor e a Comissão de Pesquisa do IQSC. Também, agradeço a Prefeitura Municipal pela escolha do meu nome”, afirmou o pesquisador.

De acordo com o professor doutor José Galizia Tundisi, secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, o prêmio tem a proposta de divulgar a excelência dos cientistas de São Carlos, por meio do reconhecimento do município ao trabalho realizado; estimular os cientistas e professores de Ciências a prosseguirem em seu trabalho de alta qualidade; estimular as próprias instituições a reconhecerem o mérito de seus cientistas, além de divulgar para a população a importância da Ciência para o desenvolvimento do município e do Brasil.

Os premiados na categoria Jovem Pesquisador receberão o Troféu Yvonne Primerano Mascarenhas entre outras distinções, que serão entregues no dia 10 de outubro de 2018, às 9 horas, no Auditório Bento Prado localizado no Paço Municipal – Rua Episcopal, 1575, em evento aberto a todos os interessados.

O pesquisador

Frank Nelson Crespilho é Coordenador do Grupo de Bioeletroquímica e Interfaces do IQSC-USP. A bioeletroquímica é a área que estuda área essa que estuda o comportamento da eletricidade em entidades biológicas, como enzimas, proteínas, DNA, fungos e bactérias.

Graduou-se em Química no IQSC e fez pós-doutorado na área de Física da Matéria Condensada, junto ao Instituto de Física de São Carlos – USP e também no Instituto de Tecnologia da Califórnia, Caltech – EUA (2014-2015), foi Professor Visitante do Instituto Max Planck – Alemanha (2016) e atualmente está na Universidade de Harvard (EUA), como Professor Visitante, onde permanecerá até 2019.

Crespilho foi o primeiro pesquisador brasileiro a receber o prêmio “Young Electrochemists” da editora Elsevier e da Sociedade Internacional de Eletroquímica (ISE), entre outras homenagens. Mais recentemente ele liderou uma pesquisa onde comprovou, de maneira inédita, que é possível decompor a matéria orgânica de compostos contaminantes e gerar eletricidade ao mesmo tempo, utilizando fungos, que geram bio-eletricidade, uma nova tecnologia batizada pelo seu grupo de “Biocélula a Combustível Cooperativa”.

Em suas pesquisas, tenta responder questões desafiadoras, como por exemplo: de que forma é possível descontaminar as águas de rios, lagos e descartes industriais, gerando eletricidade ao mesmo tempo; como monitorar o açúcar do sangue de um diabético 24 horas por dia, sem a necessidade da retirada de sangue; como gerar bio-eletricidade a partir dos fluídos biológicos do corpo humano, podendo alimentar as baterias de marca-passos, evitando sua troca periódica; como detectar o surgimento de células cancerígenas e eliminá-las ao mesmo tempo, entre outras.

A qualidade e seriedade das pesquisas realizadas se reflete também nas orientações. Recentemente, Lucyano Jefferson Alves de Macedo, um de seus orientandos de doutorado, foi contemplado com o 1º Prêmio Metrohm Young Chemist Award Brazil pelo desenvolvimento de uma nova técnica de análise.

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC), com informações da Prefeitura Municipal de São Carlos

Notícia atualizada com a data da entrega do prêmio (27/9, 9h20)
Notícia cadastrada por Sandra Aparecida Zambon da Silva