Métodos computacionais aplicados ao planejamento de fármacos

Além das economias, os métodos computacionais possibilitam também diversificar o espaço a ser explorado. Foto: Creative Commons CC0, adaptada por Sandra Zambon

A metodologia utilizada no desenvolvimento de fármacos foi por muito tempo o método da tentativa e erro, o que gera elevadas demandas de mão de obra, tempo e custo de produção. O acúmulo de informações estruturais e farmacológicas obtidas ao longo dos anos e o desenvolvimento de computadores com maior capacidade de processamento, munidos de ferramentas computacionais adequadas, tornou possível o planejamento racional de tais compostos.

“A quantidade de compostos a serem sintetizados e testados in vitro [em tubo de ensaio, fora do organismo vivo] diminui significativamente quando são utilizados inicialmente métodos in silico [em ou através de uma simulação computacional], onde os menos promissores podem ser identificados e excluídos, diminuindo assim custos com síntese química e caracterização biológica”, explica Célio Fernando Lipinski, que profere o seminário sobre o assunto, nesta sexta-feira, dia 30 de junho de 2017, às 10 horas, no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) – USP.

Essa tecnologia é de fundamental importância em pesquisas pré-clínicas, “sendo utilizada pelas maiores companhias farmacêuticas do mundo”, complementa.

O palestrante desenvolve seu doutorado no IQSC, sob orientação do Prof. Dr. Albérico Borges Ferreira da Silva, do Grupo de Química Quântica.

“Métodos computacionais aplicados ao planejamento de fármacos”
Célio Fernando Lipinski (pós-graduando junto ao IQSC-USP)
30/06/2017 – sexta-feira, 10 horas, anfiteatro A do IQSC-USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1