IEA recebe inscrições de docentes para a 3ª Intercontinental Academia, sobre rigidez e dinâmica das leis

Os institutos de estudos avançados da Universidade de Birmingham e da Universidade Tecnológica de Nanyang estão selecionando jovens pesquisadores para participarem da 3ª edição da Intercontinental Academia, iniciativa da rede Ubias, que congrega institutos de estudos avançados baseados em universidades de todo o mundo. Orientados pelo tema “rigidez e dinâmica das leis”, os encontros acontecerão de 19 a 28 de março do ano que vem em Cingapura e em março de 2019 em Birmingham, no Reino Unido.

Como membro da Ubias, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP indicará um pesquisador para a seleção final, que será conduzida pelos organizadores desta edição. Caso seja selecionado, o Instituto cobrirá os custos de passagem – acomodação e gastos no local serão bancados pelos organizadores. Para se candidatar, é necessário enviar e-mail para ica_iea@usp.br até o dia 6 de agosto com os seguintes documentos e informações, todos em inglês: resumo de seus interesses no tema, suas expectativas e uma apresentação do projeto que explique como poderão contribuir para a Intercontinental Academia e currículo atualizado.

O foco é em pessoas que estejam em início/meio de carreira, tendo até 15 anos de conclusão do doutorado, e que realizam pesquisa na academia, indústria, no terceiro setor ou em outras organizações. Todos devem ser fluentes em inglês, capazes de explorar ideias sobre o tema fora de seu campo de estudos e desafiar líderes mundiais das respectivas áreas de conhecimento.

Leia todas as informações sobre o processo aqui

ATENÇÃO: Caso a candidatura seja feita via IEA, o e-mail e o prazo para envio dos documentos é o citado acima

“Leis: Rigidez e Dinâmicas”
Partindo do pressuposto de que o conceito de leis tem diferentes significados em diferentes contextos, culturas e indivíduos, os organizadores querem provocar a reflexão, análise e comparação para elucidar a origem das leis e as tensões entre elas. “Seja examinando as leis elaboradas pelos humanos, leis naturais ou a evolução da teoria que saem do caos e da complexidade para as leis, existe potencial para interações intensas entre as disciplinas e a visão derivada disso”, defendem.

O programa
A Intercontinental Academia nasceu a partir do desejo de diretores de Institutos de Estudos Avançados que integram a rede Ubias de fomentar a pesquisa em rede e a formação de novas lideranças. Em abril de 2015, o IEA-USP sediou o primeiro encontro da 1ª edição, que teve como tema o “tempo”. O parceiro na organização foi o Instituto para Pesquisas Avançadas (IAR, na sigla em inglês) da Universidade de Nagoya, no Japão, que recebeu o grupo para as atividades em março de 2016. O principal produto desta edição será um Massive Open Online Course (Mooc), a ser lançado em breve.

A 2ª edição foi organizada pelo Instituto Israel para Estudos Avançados da Universidade Hebraica de Jerusalém, Israel, e pelo Centro para Pesquisas Interdisciplinares (Zentrum für interdisziplinäre Forschung – ZiF) da Universidade de Bielefeld, Alemanha. O tema “dignidade humana” foi explorado em encontros em março e agosto de 2016 e será objeto de um livro.

Texto: IEA-USP