Esporte na graduação: USP inaugura sua primeira e maior disciplina

Com mais de 3 mil alunos matriculados, disciplina optativa foi disponibilizada para alunos de toda a Universidade.

Uma disciplina que não é vinculada a nenhuma unidade de ensino específica, mas à Universidade como um todo. Essa é a “Esporte na Graduação: da Teoria à Prática I”, a primeira da USP com mais de mil matriculados – 3.038, no total. Com o objetivo central de utilizar o esporte como ferramenta de qualificação do ensino de graduação, a optativa livre disponibilizou 5 mil vagas para alunos de todos os cursos e campi.

Para marcar o lançamento desta que é a primeira iniciativa do tipo na Universidade, foi realizada na manhã desta quarta-feira, 15 de março, uma aula inaugural no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp). O evento contou com a presença do pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes, de professores envolvidos na ação e, claro, de vários dos alunos matriculados.

A disciplina, que insere a prática esportiva na grade curricular dos estudantes sem exigir pré-requisitos, busca promover a atividade física no âmbito universitário, diversificar a formação acadêmico-profissional dos alunos e estimular a sua integração. “Pretendemos não só deixar o nosso aluno mais ativo, algo importante do ponto de vista da saúde, mas otimizar as outras questões: unir estudantes de diferentes institutos, dar a oportunidade do convívio com as diferenças e, por que não, ter uma ferramenta que auxilie na redução da evasão”, explica Julio Serrão, um dos professores responsáveis pela disciplina.

Saiba como funciona e obtenha outras informações aqui

Por Marcella Affonso, Jornal da USP
Foto: Marcos Santos, USP Imagens