USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

A Química dos organofluorados

O flúor é um elemento natural, não metal, encontrado em toda a crosta terrestre, cujas propriedades têm repercussão em diversas áreas da química. O doutorando Marcelo Tavares de Oliveira explica que “graças ao desenvolvimento de métodos robustos para a formação da ligação carbono-flúor (C-F), sua química teve surpreendente crescimento nas últimas duas décadas. Diferentemente dos outros halogênios, a incorporação de flúor frequentemente leva a alterações marcantes ou até mesmo inesperadas nas propriedades físico-químicas das moléculas”.

As características deste elemento, sua influência nas propriedades dos compostos organofluorados (que possuem átomos de carbono e flúor unidos) e uma visão panorâmica da grande variedade de suas aplicações com ênfase para aquelas de interesse biológico, são o assunto do seminário que Marcelo Tavares profere nesta quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017, às 14h, no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) – USP.

O palestrante

Na Universidade Federal de Minas Gerais graduou-se em Farmácia com habilitação em Indústria e fez o mestrado em Química. Desenvolve seu doutorado desde 2015 na área de Química Orgânica e Biológica do IQSC, sob orientação do Prof. Dr. Adriano Delfini Andricopulo, pesquisador do Instituto de Física de São Carlos.

Possui experiência nas áreas de Química Medicinal e planejamento de fármacos, Química Computacional, Química de carboidratos, atuando principalmente na síntese de compostos orgânicos de interesse biológicos e no uso de ferramentas computacionais diversas de interesse para a Química Medicinal e Química Orgânica.

Em 2016 uma de suas publicações foi escolhida para ilustrar capa da revista Current Topics in Medicinal Chemistry.

Seminário
“A Química dos organofluorados: propriedades e aplicações”
Marcelo Tavares de Oliveira (pós-graduando junto ao IQSC-USP)
23/02/2017 – quinta-feira, 14 horas, anfiteatro B do IQSC-USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400
Inscrições gratuitas aqui
Informações: (16) 3373-9909 ou 3373-8272

 

Por: Sandra Zambon (Comunicação IQSC)