INTRANET  |   WEBMAIL (Zimbra / Google)  |  

Prof. Dr. RAFAEL MARTOS BUORO

Foto Docente

Histórico

NOVO E-MAIL: rafael.buoro@usp.br

Bacharel em Quimica pela Universidade de São Paulo em 2010. Doutorado em Quimica Analítica, orientado pela Profa. Dra. Silvia Helena Pires Serrano, dentre os quais 1 ano de doutorado sanduíche em Portugal, na universidade de Coimbra sob supervisão da Profa. Dra. Ana Maria Oliveria Brett, com ênfase em Eletroanalítica, destacando-se o preparo de sensores biomiméticos e biossensores nanoestruturados para determinação de moléculas de interesse biológico. Pós doutoramento na área de sensores biomiméticos de peroxidase baseados em Metaloporfirinas do Grupo Heme, visando estudos de interação entre molécula alvo e sensor biomimético.


Linhas de Pesquisa

“Desenvolvimento de eletrodos a partir de compósitos híbridos nanoestruturados de paládio para determinação de nitrosaminas em cosméticos” - aborda a preparação de compósitos híbridos de óxido de grafeno/nanoestruturas de paládio para a detecção de nitrosaminas em cosméticos. Por serem potencialmente carcinogênicas e serem presentes em quantidade apreciável em cosméticos, o projeto busca desenvolver eletrodos baseados em nanoestruturas de paládio, cuja atividade catalítica para redução de grupos nitro já foi demonstrada, em associação nanomateriais de carbono, que tem propriedades de amplificar a atividade das nanoestruturas de paládio, para a detecção do teor total de nitrosaminas e, se possível, sua especiação.

“Desenvolvimento de plataformas híbridas baseadas em nanoestruturas metálicas/polímeros condutores para a detecção de poluentes emergentes” -
objetiva a detecção e quantificação de moléculas consideradas poluentes emergentes, encontradas nos mais diversos ecossistemas e que sua presença e, consequente, capacidade poluente são decorrentes da atividade humana recente. Antibióticos, anti-hipertensivos, hormônios, pesticidas são algumas classes de compostos com crescente impacto ambiental nos últimos anos e que são decorrentes da crescente atividade humana. A associação entre polímeros condutores e nanoestruturas metálicas amplia a possibilidade de desenvolvimento de uma plataforma apropriada, conforme as propriedades químicas de uma determinada molécula, para a detecção e determinação da mesma, e até eliminação desta molécula do ambiente por uma metodologia eletroquímica.



Publicações

Ver http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4219440T0


Pessoal