Profa. Dra. MARIA OLÍMPIA DE OLIVEIRA REZENDE

Foto Docente

Histórico

A área de atuação da Prof.a Dr.a Maria Olímpia de Oliveira Rezende no contexto da Universidade de São Paulo e na sociedade se dá no ensino, na pesquisa e na extensão. Suas atividades de ensino dizem respeito às aulas ministradas, as quais são sempre voltadas à Química Analítica ou à Química Ambiental.
As pesquisas dirigidas pela Prof.a Dr.a Maria Olímpia no Grupo de Química Ambiental têm como grande tema de estudo as substâncias húmicas, com ênfase à importância delas no ambiente. Destaca-se a importância do estudo com substâncias húmicas de solos tropicais. Os solos tropicais, por terem vida microbiana mais intensa, por apresentarem tipicamente um pH menor, têm características muito diversas das dos solos não tropicais. A gênese e a evolução das substâncias húmicas aí presentes são diferentes, conferindo-lhes, por exemplo, propriedades fertilizantes e capacidade de interação com cátions metálicos e com pesticidas diversas daquelas que agem em solos temperados. Mesmo com a crescente urbanização, mais da metade da população da Terra vive em áreas rurais e a agricultura é a maior e mais antiga atividade de subsistência do planeta. Devido à vocação agrícola de nosso país, a agricultura deve ser tratada como atividade econômica altamente rentável, de grande importância social, dada a possibilidade de solucionar problemas de desemprego nas cidades e o impacto da agricultura no ambiente deve ser compreendido globalmente. O objetivo maior de todas as pesquisas é o de identificar e, muitas vezes, propor soluções para problemas de interesse ambiental. Nesse sentido é que se faz necessário compreenderem-se as interações em nível molecular entre as substâncias húmicas e os xenobióticos ou quaisquer outros compostos de interesse ambiental.
Dentre as principais atividades de extensão, a ocupação com o meio ambiente da Prof.a Maria Olímpia levou-a a gerir o LABORATÓRIO DE RESÍDUOS QUÍMICOS, pioneiro em uma instituição de ensino superior. Esse laboratório trata, recupera e recicla os resíduos químicos de todos os laboratórios com atividades químicas de ensino e pesquisa do Campus de São Carlos. As atividades de extensão incluem, também, serviços prestados à sociedade tais como análises de macro e micronutrientes em fertilizantes, de substâncias húmicas e de xenobióticos, como elementos tóxicos e pesticidas em solos e de qualidade de águas. No que concerne à educação ambiental, a Prof.a Maria Olímpia tem ministrado palestras, oferecido mini-cursos e escrito monografias com participação de seus alunos, além, é claro, de gerir o laboratório de resíduos químicos, cujo primeiro objetivo é a preservação ambiental.

maiores informações consulte em http://lqausp.wordpress.com/


Linhas de Pesquisa

consulte em http://lqausp.wordpress.com/


Publicações

consulte em http://lqausp.wordpress.com/


Pessoal