USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Ernesto Rafael González

foto: Sandra Zambon (Comunicação IQSC)

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC)/USP lamenta o falecimento do Professor e Pesquisador Ernesto Rafael González, ocorrido no dia 29 de maio de 2020.

Segundo o diretor da Unidade, Professor Emanuel Carrilho, “Ernesto deixou um grande legado para o IQSC por meio de sua pesquisa, colocando o Instituto no cenário mundial como um centro de referência em eletroquímica. O grupo até hoje trabalha na fronteira do conhecimento.”

Ernesto González concluiu seu doutorado em Físico-Química em 1965, pela Universidad de Buenos Aires (Argentina). Em 1972, tendo concluído estágio de pós-doutorado na Inglaterra na área de Eletroquímica, passou a atuar junto ao Instituto de Física e Química da USP (IFQSC) na qualidade de professor visitante. Em 1973 foi contratado pela USP, quando então deu início ao Grupo de Eletroquímica. Em 1981 tornou-se Professor Titular. Foi Vice-Diretor do IFQSC de 1986 a 1990. De 1992 a 1996 foi representante no Brasil da Sociedade Iberoamericana de Eletroquímica. Atuou na divisão do IFQSC, que em 1994 deu origem ao Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e ao Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Foi diretor pró-tempore e primeiro diretor do IQSC, estruturando a nova unidade. Desde 2008 era Professor Sênior da USP.

Ao longo de sua destacada carreira como cientista e pesquisador, o Professor Ernesto Rafael González contribuiu na formação de diversos pesquisadores que hoje ocupam posições científicas de destaque no cenário nacional e internacional.

Entre diversas honrarias, prêmios e homenagens recebidos, destacam-se: a nomeação como sócio de honra da Sociedade Iberoamericana de Eletroquímica (2012), a nomeação como membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (2012), a citação na lista de Cientistas mais Notáveis de 2014, publicada pela Thomson Reuters e a outorga do título de Professor Emérito da USP em 2014.

Notícia cadastrada por Sandra Zambon
O conteúdo da notícia é de inteira responsabilidade do autor.