Licenciatura em Ciências Exatas

O curso noturno de Licenciatura em Ciências Exatas (habilitações: Química, Física e Matemática) é oferecido em co-responsabilidade com o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Este curso, que iniciou suas atividades em 1993, tem duração de quatro anos e oferece cinqüenta vagas anuais através de vestibular organizado pela FUVEST.

O principal objetivo do curso é a formação de professores habilitados para o ensino de Ciências no Primeiro Grau e para o ensino de Química, Física ou Matemática no Segundo Grau. O núcleo básico desse curso se estende até o terceiro ano e visa a formação geral do futuro professor. Nos três primeiros anos os estudantes cursam as disciplinas de cunho pedagógico, as fundamentais das áreas de Química, Biologia, Física e Matemática, e disciplinas através das quais desenvolverá aptidões voltadas para a interpretação, análise crítica e produção de textos didáticos e que envolvem técnicas de comunicação e de edição de textos (incluindo a Língua Portuguesa e o uso de computadores e programas dedicados).

Ao final do terceiro ano o aluno deve optar por uma das habilitações: Química, Física ou Matemática.

No caso de optar pela área de Química, o aluno deverá cursar as disciplinas específicas dessa área (Bioquímica e Química Orgânica; Cristalografia e Mineralogia; Métodos Experimentais; Práticas de Ensino de Química). Ao longo do quarto ano todos os ingressantes desse curso, independentemente da opção por uma área específica, realizam estágio supervisionado em escolas de Primeiro e Segundo graus.

Neste curso, os alunos contam com o apoio da infra-estrutura do próprio IQSC e também com os recursos oferecidos pelo IFSC, ICMC e pelo CDCC (Centro de Divulgação Científica e Cultural).

Contato: para maiores informações acesse a página de Graduação do IFSC.