Pesquisador do IQSC integra corpo editorial do Journal of Natural Products

O professor Roberto Gomes de Souza Berlinck, pesquisador do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, foi convidado em 2020 para ser um dos editores associados do Journal of Natural Products. O periódico científico é publicado mensalmente, com revisão por pares, editado pela Sociedade Americana de Farmacognosia e pela Sociedade Química Americana. O Professor Roberto Berlinck assumiu a função em 1º de janeiro deste ano. A publicação cobre todos os aspectos da pesquisa sobre a química e a bioquímica de compostos designados como metabólitos secundários, sendo considerada a melhor da sua área específica de atuação.

O pesquisador Roberto Berlinck.   Foto: Henrique Fontes/IQSC

O professor Roberto Berlinck coordena o Grupo de Química Orgânica de Sistemas Biológicos. Seus interesses em pesquisa são na química e biologia do metabolismo secundário de organismos vivos, principalmente de invertebrados marinhos e micro-organismos. Inclui a descoberta de moléculas biológicas bioativas, a biossíntese e síntese de metabólitos secundários e biotecnologia marinha e microbiana. Exemplos recentes de suas pesquisas incluem o estudo de organismos marinhos buscando substâncias para o desenvolvimento de fármacos e a identificação de substâncias na própolis vermelha que inibem o crescimento de células cancerígenas, estudos publicados na Journal of Natural Products.

A indicação soma-se às atuais funções de integrante do comitê de avaliadores da revista RSC Advances, da editoria da série Progress in the Chemistry of Organic Natural Products, à de editor associado da Revista Brasileira de Farmacognosia, a direção da Secretaria Regional de Interior Paulista Waldemar Saffioti da Sociedade Brasileira de Química, onde já ocupou a função de Diretor da Divisão de Produtos Naturais, e à Presidência da Comissão de Pós-Graduação do IQSC.

Por Sandra Zambon/Comunicação IQSC com informação de Roberto Berlinck