USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

IQSC lança Centro de Memória Digital

A história do Instituto de Química de São Carlos muitos já conhecem: foi criado em abril de 1994, a partir da divisão do então Instituto de Física e Química de São Carlos. Durante esse período – e mesmo antes dele – o mais importante recurso institucional, responsável pela implantação dos alicerces do atual IQSC e seu constante desenvolvimento é, inegavelmente, o ser humano.

Preservar a memória das pessoas que integraram o quadro de servidores (docentes e não docentes) que por aqui passaram e outras que continuam ativas, além de uma homenagem por todo o empenho e dedicação, é uma forma de preservar e contar a história institucional.

Nesse contexto, a Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) do IQSC lançou na última quarta-feira (10/2), durante reunião da Congregação, o Centro de Memória Digital (CMD) que “conta a história deste Instituto, permitindo avaliar sua evolução, além de promover pesquisa relacionada à memória da Química na Universidade de São Paulo e no Brasil”, informa a professora Maria Olímpia de Oliveira Rezende, presidente da CCEx.

Imagem: CCEx

O site conta com o “Centro de Documentação” integrado por e-book que traz registros do período de 1994 a 2019, além de depoimentos; a “Galeria dos Memoráveis” que traz docentes e funcionários falecidos e a “Memória Viva” que apresenta pessoas que “continuam construindo a história da unidade, na ativa ou já nem tanto, e que fazem desta Instituição a sua casa”, segundo definição do site.

O Centro de Memória Digital, que está em constante construção, é uma iniciativa da CCEx e da Diretoria e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e do Banco Santander, através do programa Santander Universidades e colaboração do Serviço de Informática do IQSC.

O acervo digital (CMD) e o acervo físico, composto por vidrarias, materiais e equipamentos que pertenceram a grupos de pesquisa da unidade e pode ser visitado no térreo do edifício Q5, integram o Centro de Memória do IQSC.

Os interessados em colaborar podem entrar em contato através do e-mail: ccex@iqsc.usp.br

 

Entrevista – Maria Olímpia de Oliveira Rezende

Foto: acervo pessoal

A implantação do Centro de Memória Digital está prevista no Projeto Acadêmico da CCEx para 2022. Como se sente tendo alcançado o objetivo já em 2021, em plena pandemia?

Nosso “museu” foi iniciado em 2014. Os objetos dispostos no andar térreo do edifício Q5, constam de um Catálogo onde se lê:

Essa foi a semente, sem ela, nada germinaria. Depois, com a ajuda de uma especialista em Arquivos e Documentação, a Dra. Maria Lúcia Mendes de Carvalho, soube que o nome museu não era adequado e a Pró-Reitoria nos corrigiu com relação ao virtual. Assim, o nome passou para Centro de Memória e o virtual mudou para digital.

Parte do acervo físico, instalado no edifício Q5 do IQSC. Foto: Sandra Zambon/IQSC

A implantação do CMD em 2021 é fruto do trabalho em equipe, aparece quando a colaboração se soma à matemática e a mágica acontece: 1 + 1 se transforma em 4, 5 ou mais. Agradeço a todos que já colaboraram e, antecipadamente, aos que vão colaborar, com entrevistas, objetos e boas ideias para o nosso CMD.

Destaco o trabalho incansável da secretária da CCEx, Karina De Vita, arregaçando as mangas e lavando os objetos, entre outras multitarefas que ela abraçou, além do César Rossales e André Bassumo, Irineu da Silva e Alex Alberto e a Josabethe de Oliveira (carinhosamente Josi), nos ajudando limpando, carregando peso e identificando os objetos; Alexandre Mazzola e Celso Modesto Jr, sempre mais que proativos, deixando o CMD bonito (sempre digo que beleza é fundamental!), atraente e fácil de navegar; Helena Ferrari, que ‘consertou’ o armário que abrigava o ‘museu’ e o transformou no bonito armário que abriga o Centro de Memória físico, os bolsistas PUB, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, Emanuel Carrilho e Hamilton Varela, sempre apoiando as ideias da CCEx e muito mais. Assim, fica fácil, certo?

 

Por que você escolheu uma reunião da Congregação para fazer o lançamento do projeto?

Eu queria apresentar o CMD no início do ano, sendo a Congregação a instância máxima da instituição, achei que o CMD merecia esse destaque: ser apresentado durante a primeira reunião da Congregação de 2021. Foi uma forma simbólica de cortar uma fita virtual e entrar na nossa história.

 

Por Sandra Zambon/Assessoria de Comunicação IQSC

Contato: comunicacao@iqsc.usp.br

Notícia cadastrada por Sandra Zambon
O conteúdo da notícia é de inteira responsabilidade do autor.