Aula Magna do IQSC com a Dra. Margareth Dalcolmo, uma das vozes mais ativas da atualidade

Pneumologista e pesquisadora da Fiocruz, Dra. Margareth Dalcolmo. Foto: Peter Illiciev/Fiocruz com adaptação

A pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Dra. Margareth Maria Pretti Dalcolmo, profere a Aula Magna do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) nesta quinta-feira, 22 de abril, às 16 horas. O evento “Um ano depois: o que vivemos?” será transmitido pelo canal do IQSC no Youtube.

A pesquisadora tem atuado incansavelmente no combate à pandemia, no atendimento aos acometidos pela covid-19 e na transmissão de informações através de debates virtuais, programas de tv e de rádios, jornais e revistas, entre outras mídias.

Sobre o tema da Aula, a convidada informa que após 15 meses da pandemia no Brasil, fará “um histórico da origem do problema na China; as descobertas, as redescobertas e as decepções. Práticas pessoais e coletivas de contenção. A patogênese da doença. O feito extraordinário das vacinas em menos de um ano. A segunda onda no Brasil e as novas cepas variantes. A perspectiva à luz da epidemiologia no mundo e aqui.”

Com a carreira voltada para a área de doenças respiratórias com ênfase em pesquisa clínica em tuberculose e outras micobactérias, a professora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), reúne em seu currículo acadêmico além da criação e coordenação do ambulatório do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (da Fiocruz) onde foi Diretora, a participação como Membro do Regional Advisory Committee do Banco Mundial para projetos de saúde na Africa Subsaariana em Tuberculose e doenças respiratórias ocupacionais, além de outras atividades de destaque. Atualmente coordena estudo, já na fase 3, com a vacina BCG para prevenção da covid-19.

A Aula Magna é aberta a todos os interessados, dispensando inscrição prévia para aqueles que não desejam declaração de participação.
Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos

Por Sandra Zambon/Comunicação IQSC