Webinar SBQ: Excelência é besteira?

A Sociedade Brasileira de Química (SBQ) realiza no dia 5 de outubro, às 14 horas (horário de Brasília), debate on-line sobre o tema “Excelência é besteira?”

As discussões estarão fundamentadas em artigo de autoria do professor Peter Schulz que levanta questões como: o que é excelência? qual a importância da excelência para instituições de ensino e pesquisa de nível superior?

“Excelência é proclamada nas missões de diferentes universidades mundo afora e ninguém questiona muito essa retórica usada de múltiplas formas para quase qualquer coisa ligada a ensino, pesquisa e extensão” afirma o pesquisador.

O tema será abordado pelos pesquisadores Ronaldo Pilli e Peter Schulz com a mediação do  pesquisador Romeu Cardoso Rocha Filho.  O professor Roberto G. S. Berlinck, do Instituto de Química de São Carlos/USP e Coordenador de Regional da SBQ é o organizador da série de eventos on-line.

A inscrição antecipada (clique aqui) é necessária para receber e-mail de confirmação contendo informações sobre como acessar o webinar.

Os oradores

Peter A. B. Schulz é professor Titular da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP, em Limeira. Além de artigos em periódicos especializados em Física e Cientometria, dedica-se à divulgação científica, aos aspectos da interdisciplinaridade e a estudos críticos da universidade.

Ronaldo A. Pilli é professor Titular do Instituto de Química da UNICAMP. Ocupou cargos de diretor do Instituto de Química e pró-reitor de Pesquisa da UNICAMP. Atualmente é Vice-Presidente da FAPESP, membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, da Academia Brasileira de Ciências e fellow da Royal Society of Chemistry.

Romeu Cardozo Rocha Filho é professor Associado do Instituto de Química da UFSCar. Além da atuação como pesquisador, realiza atividades de extensão na área de cientometria, é autor de diversos livros e recentemente cocoordenou a tradução do Livro Verde da IUPAC. Foi vice-reitor da UFSCar e é o atual presidente da Sociedade Brasileira de Química.

por Sandra Zambon/Assessoria de Comunicação IQSC com informações SBQ