Pós-graduandos: sejam bem-vindos!

ESTA ATIVIDADE FOI ADIADA. A NOVA DATA SERÁ INFORMADA OPORTUNAMENTE.

Começa nesta segunda-feira, 16 de março, a programação de recepção dos novos alunos de pós-graduação do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP.

A abertura do evento acontece às 14 horas no anfiteatro térreo do edifício Q1, com a presença do Diretor da Unidade, professor Emanuel Carrilho e do Presidente da Comissão de Pós-Graduação, professor Roberto Gomes de Souza Berlinck.

A pós-graduação, através dos cursos de mestrado e doutorado, objetiva a geração do conhecimento e formação de docentes, pesquisadores e profissionais com amplo domínio de seu campo de saber e capacidade de liderança e inovação. Para falar sobre as diretrizes e regras que norteiam o programa de pós-graduação do IQSC, nas áreas de concentração Físico-Química, Química Analítica e Inorgânica e Química Orgânica e Biológica, o professor Roberto Berlinck fará uma apresentação a partir das 14h15 .

A segurança das atividades desenvolvidas nos laboratórios é imprescindível e segue regras definidas por Normas Regulamentadoras (NR) que são disposições complementares da CLT. Para abordar o assunto, o Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do IQSC, Químico André Luiz Tognon, fala aos participantes a partir das 15h15.

O Presidente da Associação de Pós-Graduação (APG) da USP, Lauro de Camargo Neto, faz a apresentação da entidade a partir das 16h15.

Encerrando a programação, às 16h30 a Química e Responsável pelo Laboratório de Resíduos Químicos (LRQ) do Campus, Maria Cecília Henrique Tavares, apresenta o Laboratório e fala sobre a sustentabilidade no campus USP São Carlos. Cecília também coordena o Programa USP Recicla no Campus USP de São Carlos.

As atividades são abertas a todos os interessados. Para obter o certificado de participação, o interessado deverá formalizar a inscrição, assistir e assinar a lista de presença de todas as palestras.

14h – Abertura
14h15 – Palestra sobre as diretrizes e regras que norteiam a pós-graduação do IQSC
15h15 – Palestra sobre Segurança nos Laboratórios de Química
16h15 – Apresentação da Associação de Pós-Graduação – APG/USP São Carlos