Pesquisadora do IQSC-USP tem projeto aprovado no âmbito da gestão ambiental

A questão ambiental desperta interesse em toda a sociedade, porque está relacionada à qualidade de vida. O crescimento das cidades, muitas vezes de forma desordenada, tem gerado consequências que exigem ações políticas e sócio-educativas envolvendo toda a comunidade.

O Grupo de Química Ambiental do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, coordenado pela pesquisadora Maria Olímpia de Oliveira Rezende, atua sobre a questão ambiental com ações de ensino e pesquisa no âmbito universitário e atividades de extensão junto à comunidade.

Segundo a pesquisadora, é necessário “uma educação voltada para essa temática, que venha contribuir para a formação de sujeitos críticos que busquem a preservação da vida do planeta e melhores condições sociais para a existência humana”.

Projeto da pesquisadora, recém aprovado no Programa Santander de Políticas Públicas, atuará junto a comunidade auxiliando a fomentar a discussão sobre a situação ambiental da cidade de São Carlos.

Maria Olímpia informa que o projeto “Educação Ambiental Através do Programa Município Verde Azul” unirá a contribuição de quatro grandes projetos de extensão do grupo, em andamento:

(1) Educação ambiental através do programa Município Verde Azul;

(2) Futuro Verde: ciências ambientais e educação fiscal disseminando práticas e ações de cidadania;

(3) Compostagem aplicada ao cultivo orgânico de pimentas do gênero Capsicum como recurso para o ensino de ciências ambientais no quinto ano do ensino fundamental; e

(4) Educação ambiental na infância: de R em R para a sustentabilidade.

A pesquisadora explica que a união desses projetos, permite a continuidade da avaliação das águas dos recursos hídricos urbanos; estimula a urbanização e arborização, informando sobre os incentivos fiscais oferecidos pela Prefeitura Municipal de São Carlos aos munícipes que tenham área permeável em suas residências; e minimiza os resíduos sólidos a serem descartados estimulando a compostagem e o correto descarte.

As práticas e ações concretas junto à comunidade, permitirão recolher dados para a pesquisa universitária e assim contribuir com propostas concretas para a melhoria da Gestão Municipal.

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC-USP), com informações da pesquisadora
Imagem: Jozef Mikulcik/Pixabay CCO