PAE – Pós-graduandos podem fazer inscrição para estágio em disciplina de graduação

Alunos de pós-graduação da USP podem se candidatar ao estágio supervisionado em docência (remunerada ou voluntária), junto ao Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP. As inscrições estão abertas de 30 de abril a 22 de maio de 2020.

Podem se inscrever interessados que tenham cumprido ou que estejam cursando, no primeiro semestre de 2020, alguma disciplina de preparação pedagógica com conteúdo equivalente à disciplina SQF5798 Aspectos Avançados da Docência no Ensino Superior de Química.

O estágio será realizado de 01 de julho a 30 de novembro de 2020, finalizando com a participação no Workshop PAE e a entrega de relatório. Os que forem contemplados com bolsa, receberão mensalmente R$ 685,90 (seiscentos e oitenta e cinco centavos e noventa centavos) – valor do primeiro semestre de 2020.

Inscrição
O processo tem início com a definição do plano de trabalho a ser executado em disciplina de graduação que será oferecida no segundo semestre. O documento deverá ser feito pelo pós-graduando em conjunto com o docente que ministrará a disciplina, descrever as tarefas de responsabilidades do estagiário e a carga horária média a ser exigida (máximo de 6 horas semanais).

A relação das disciplinas e docentes ministrantes será disponibilizada aqui.

Também é necessário definir um Projeto Pedagógico condizente com o Plano de Trabalho, apresentado e elaborado com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina de preparação pedagógica.

A seguir, o aluno faz sua inscrição através do Sistema Janus e encaminha por e-mail, para a Comissão PAE-IQSC (pae@iqsc.usp.br), os documentos mencionados no Edital IQSC/USP 006/2020. Em função do período de quarentena, o relatório de plágio exigido no processo de inscrição, pode ser emitido pelo Programa Turnitin, disponibilizado pela USP.

Seleção
A seleção e classificação dos candidatos será feita com base nos critérios: 1. unidade de origem do aluno (alunos IQSC terão prioridade); 2. participações anteriores; 3. nível do curso: doutorandos terão prioridade; 4. análise do plano de trabalho e projeto pedagógico; 5. análise do histórico escolar; e 6. características da disciplina: aquelas com maior número de alunos terão prioridade.

O Programa
Criado em agosto de 1994, o PAE oferece ao pós-graduando da USP a oportunidade de aperfeiçoar habilidades didáticas, atuando junto a uma disciplina de graduação, sob orientação de um supervisor docente da Instituição.

São duas as etapas: a primeira consiste na preparação pedagógica do aluno e a segunda é o estágio supervisionado em docência.

A participação no programa é opcional, exceto para bolsistas de doutorado da CAPES.

Contato: pae@iqsc.usp.br ou (16) 3373-9904

por: Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
foto: Pixabay CCO