Nota de pesar: Milan Trsic

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC)/USP lamenta o falecimento do Professor e Pesquisador aposentado Milan Trsic, ocorrido no dia 07 de julho de 2020.

Milan Trsic foi Diretor do Instituto de Química de São Carlos – USP de 1998 a 2002. Foto: IQSC

Milan Trsic nasceu em Belgrado, ex-Iugoslávia, em 1937. Com formação em Química e doutorado em Física, atuou como pesquisador e professor em universidades do exterior. Em 1978 ingressou no então Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC) da USP, dando início ao Grupo de Química Quântica. Em 1991 tornou-se Professor Titular. Participou ativamente do processo de divisão do Instituto que deu origem ao Instituto de Química de São Carlos (IQSC) em 1994, tendo sido seu segundo Diretor (1998-2002). Em 1998, apoiou a realização da I Semana de Química “Prof. Edson Rodrigues” no IQSC. Durante a vida acadêmica, recebeu várias homenagens.

O professor Albérico Borges Ferreira da Silva, integrante do Grupo de Química Quântica do IQSC, recorda que “o professor Milan foi o fundador da área de Química Teórica na unidade. Ele foi meu orientador de mestrado e de doutorado.”

Emanuel Carrilho, atual diretor do IQSC, relembra que “o professor Milan teve um fator determinante na minha carreira. Quando retornei do meu doutoramento no exterior, sai enquanto IFQSC e retornei IQSC! Muita coisa havia mudado e o professor Milan, o Diretor na época, sempre me recebeu muito bem, mesmo sendo eu um jovem professor doutor, recém chegado. Pude aprender muita coisa e seguir conselhos como organizar e programar minha carreira. Foi a época que tive meus primeiros pós-graduandos e meu primeiro projeto de pesquisa financiado pela FAPESP, e por todo apoio recebido, sou muito grato a ele.”

Após sua aposentadoria, Milan Trsic descobriu-se romancista e escritor, tendo lançado vários livros.

Mesmo fisicamente distante, se fazia presente nas principais comemorações da unidade, como no livro que marcou os 25 anos do IQSC, para o qual escreveu um depoimento (fls. 90). Também contribuiu com material para a Cápsula do Tempo do IQSC, lacrada no início do corrente ano.

Diretoria do IQSC