Livro gratuito sobre conceitos de garantia da validade dos resultados

Você sabe o que significa “garantia da validade dos resultados” de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)?

O assunto é objeto do item 7.7 da Norma ABNT ISO/IEC 17025:2017 e compreende um conjunto de ações para garantir que os sistemas de medição atendam aos requisitos predefinidos em acordo com a necessidade do produto e/ou processo e a expectativa do cliente.

Neste contexto, as empresas do setor alimentício e fornecedores de produtos e serviços têm procurado adotar um padrão de gestão referenciado mundialmente, como por exemplo, com a aplicação de normas como a ISO 22000, ISO 9001 e ISO/IEC 17025. Esta prática funcionaliza e estrutura o sistema de gestão para a tomada de decisões e a garantia da qualidade por meio da rastreabilidade de produtos e serviços.

Os professores Igor Renato Bertoni Olivares e Vitor Hugo Polisel Pacces,  ambos do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, atuam na área de Gestão da Qualidade e são autores do livro “Aplicação prática dos conceitos de garantia da validade dos resultados com foco na ISSO/IEC 17025” que elucida o assunto. A publicação foi lançada pela REMESP com o apoio da empresa ConfLab. Os interessados podem baixar a publicação gratuitamente.

O Comitê Técnico de Química de Alimentos da Rede Metrológica do Estado de São Paulo (REMESP), dissemina a cultura metrológica na área de alimentos e ingredientes, visando promover a integração de ações entre o setor produtivo, órgãos oficiais regulamentadores, institutos de pesquisa, área acadêmica e outras instituições afins.

Clique aqui para fazer o download do livro.

Com informações de Igor Olivares Vitor Pacces
Foto de abertura: Pixabay CCO