IQSC oferece bolsas para atuar em Rede de Pesquisa contra a COVID-19

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP será protagonista na formação de recursos humanos qualificados para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 e participação em temas relacionados à endemias e epidemias típicas no país. A formação se dará no âmbito dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu oferecidos pela Unidade.

Os participantes integrarão a Rede de Pesquisa em Metabolômica e Diagnóstico da Covid-19 (MeDiCo) USP/CAPES, recentemente aprovada no edital “Prevenção e combate a surtos, endemias, epidemias e pandemias”, de seleção emergencial da CAPES. A equipe, que conta com seis laboratórios multidisciplinares, receberá pesquisadores do Brasil e do exterior que atuarão nas áreas de diagnóstico e marcadores moleculares para diferentes patologias. A primeira e mais urgente a ser pesquisada será a de Covid-19, abrindo a possibilidade para novos alunos de Doutorado e pesquisadores de Pós-Doutorado receberem bolsas para trabalharem junto ao grupo. Os interessados devem enviar e-mail para projetomedico@iqsc.usp.br indicando interesse e anexar uma cópia do currículo Lattes atualizado. Caso seja selecionado, a Rede MeDiCo entrará em contato.

O Coordenador da Rede, professor Frank Crespilho, conta que a equipe será responsável pela formação da nova geração de pesquisadores que viverão uma “nova realidade”. O docente, que também é Coordenador do Grupo de Bioeletroquímica e Interfaces da USP e Vice-Coordenador do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA), Polo de São Carlos, complementa: “Tudo é muito novo, os objetivos e a forma de trabalho, mas estamos preparados e equipados com um dos maiores parques de equipamentos de última geração do Brasil e o mais importante – recursos humanos. Nossos alunos, pesquisadores e equipe técnica formam um time de excelência em nível internacional. Teremos que nos adaptar ao novo normal e a sociedade pode contar com a USP, porque é aqui onde os desafios são superados.”

O professor Emanuel Carrilho, Diretor do IQSC, comenta que foi muito importante o Instituto ter sido contemplado neste edital, uma vez que as pesquisas já então em andamento e as novas bolsas farão a diferença para formação de recursos humanos. Carrilho ainda ressalta: “a pós-graduação do IQSC é reconhecida internacionalmente por formar Doutores de altíssimo nível e vários egressos do IQSC ocupam cargos de liderança nas mais diversas instituições brasileiras. Quero incentivar todos os jovens cientistas que queiram trabalhar conosco a enviarem seus currículos pois, por meio do recente aprovado projeto da CAPES, podemos implementar novas cotas de bolsas de Doutorado e Pós-doutorado”.

Além da realização do projeto nos laboratórios de São Carlos, o Presidente da Comissão de Pesquisa do IQSC, professor Daniel Cardoso, ressalta que os professores participantes da Rede possuem colaborações internacionais com a Harvard University, Massachusetts Institute of Technology (MIT), Copenhagen University, e Yale University e acrescenta que “os pesquisadores do IQSC geralmente participam de intercâmbios com essas instituições, ou seja, esta será uma ótima oportunidade para reforçar ainda mais a internacionalização das nossas pesquisas”.

Integram a Rede os seguintes pesquisadores do IQSC:

Álvaro José dos Santos Neto – Grupo de Cromatografia;

Daniel Rodrigues Cardoso – Grupo de Química Inorgânica e Analítica;

Emanuel Carrilho – Grupo de Bioanalítica, Microfabricação e Separações;

Frank Nelson Crespilho – Grupo de Bioeletroquímica e Interfaces;

Igor Renato Bertoni Olivares – Gestão de Qualidade;

Sérgio Antonio Spinola Machado – Grupo de Materiais Eletroquímicos e Métodos Eletroanalíticos; e

Vitor Hugo Polisél Pacces – Gestão de Qualidade.

Texto: Assessoria de Comunicação do IQSC e Frank Crespilho