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IQSC JR. supera isolamento social e amplia serviços oferecidos à comunidade

Os obstáculos impostos pela pandemia de Covid-19 têm comprometido a manutenção e crescimento de diversas empresas ao redor do mundo. Grandes companhias demitiram funcionários e perderam faturamento, algo praticamente inevitável diante do cenário no qual estamos vivendo. No entanto, em momentos de dificuldade, também surgem novas ideias, que podem amenizar os prejuízos ou até alavancar o negócio. A criatividade passa a ser fundamental nesse sentido, e essa característica não faltou para a IQSC JR., empresa júnior (EJ) composta por estudantes do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP que se reinventou durante a quarentena, passando a oferecer novos serviços, de acordo com a demanda do mercado.

“Com o prolongamento da quarentena foi preciso nos reinventar, pois nossa especialidade é desenvolver soluções para quaisquer problemas por meio de ensaios e análises químicas. Longe dos laboratórios, começamos a oferecer consultorias nas áreas de gestão de qualidade, organização de reagentes químicos e de estoques em geral. Seguimos buscando ser a resposta para as novas demandas do mercado nesse novo normal, realizando outros serviços”, afirma Ligia Vasconcelos, presidente da IQSC JR. e estudante do terceiro ano do curso de Bacharelado em Química do Instituto. 

Somente em 2020, foram diversas iniciativas realizadas pela EJ, como o “Projeto das Castanhas”, em que os alunos fizeram análises em amostras alimentícias para um grupo de pesquisa da área hospitalar; o Projeto WAMA, no qual foi realizada consultoria na área de Gestão da Qualidade – que foi muito positivo para a organização e gerenciamento de estoque de reagentes químicos da própria empresa -; o “Dentivision”, projeto na área de materiais, em que os estudantes construíram uma placa polimérica para uso em análises de raio x dentárias, entre outras ações. “Durante a quarentena, mesmo distantes, conseguimos desenvolver novos serviços e fechar cinco projetos, atuando de forma 100% remota, sem colocar nenhuma vida em risco”, completa Lígia. 

Foto: Pixabay

Todos os resultados foram uma conquista diante do cenário que se desenhava no começo do ano. Sem acesso às instalações da Universidade, a gama de serviços da IQSC Jr. poderia ser totalmente paralisada se nada fosse feito. Foi então que os jovens pensaram rápido e criaram os Squads, grupos formados por membros de diversas áreas da empresa que tinham como objetivo conhecer as demandas do mercado em meio à pandemia. Quase 300 estabelecimentos foram contatados para entender quais as principais dificuldades durante a quarentena e, com isso, pensar em como a EJ poderia ser ajudá-los. 

Um dos relatos mais ouvidos pelos estudantes foi o de restaurantes que estavam com problemas para organizar seus estoques e se adaptar às novas práticas de higiene. Como forma de propor uma solução ao cenário, a empresa desenvolveu um plano de gerenciamento para os interessados juntamente com uma planilha de organização de reagentes químicos, acompanhada de uma consultoria sobre os métodos de higiene e prevenção. Segundo Lígia, o feedback tem sido muito positivo. 

Com o distanciamento social, no entanto, um outro problema foi identificado pela equipe de alunos. Eles perceberam que alguns membros estavam perdendo parte da vivência empresarial, muito importante para ganhar experiência. O cenário estimulou os estudantes a promoverem um Hackathon para desafiar os membros da EJ a simular a realização de projetos. Entre os resultados percebidos pelo grupo após a dinâmica, a maior preparação dos jovens para lidar com clientes de diferentes personalidades foi um dos destaques, capacitando os estudantes a terem jogo de cintura em diferentes situações. 

Mente forte – Além da busca por alternativas para a manutenção dos serviços prestados pela IQSC JR., os estudantes criaram formas de cuidar da saúde mental dos integrantes da equipe durante a quarentena. Uma das atividades realizadas foi uma campanha em parceria com os outros grupos de extensão do IQSC chamada “Experimentos no Confinamento”. O objetivo era estimular os jovens a produzirem experimentos simples de química em casa, como forma de entreter os companheiros e demonstrar que o isolamento social poderia ser tratado de outra forma. Confira os vídeos produzidos no Instagram da IQSC JR. 

Intenso, o ano de 2020 tem mostrado para Lígia algo importante sobre sua equipe: “Eu diria que uma das grandes conquistas da empresa foi se provar forte e resiliente. Nossa equipe, mesmo estando completamente separada, com os membros em suas respectivas cidades, conseguiu se manter unida, prestar novos serviços e continuar fazendo o que nos comprometemos. Continuaremos trabalhando assim, sendo a solução para nossos clientes e promovendo os micro e pequenos empreendedores da nossa região por meio dos conhecimentos adquiridos na Universidade”.

Para o professor Emanuel Carrilho, diretor do IQSC, o desempenho dos estudantes chamou a atenção: “Fiquei extremamente impressionado com o trabalho da IQSC Jr., não só pela organização e atividades, mas pela motivação com que eles têm desenvolvido as tarefas e, principalmente, pelo fato do linguajar e a mentalidade adotados pela empresa estarem em plena sintonia com o mundo do empreendedorismo e da inovação”, afirma. O docente aproveitou para ressaltar a importância da experiência de participar de uma empresa júnior durante a graduação: “Só tem a enriquecer e fortalecer a formação deles. É uma atividade que vai além das práticas pedagógicas da moda, pois eles aprendem baseados na solução de casos reais, onde adquirem conhecimentos em química e conceitos que talvez não estejam na grade curricular”.

Fundada em 2009, a IQSC Jr. passou por um momento de reorganização e reestruturação em 2018. No ano seguinte, tornou-se federada e ingressou no Núcleo São Carlos. “O que mais me chamou atenção como supervisor acadêmico desde 2018 foi o amadurecimento do grupo em relação às responsabilidades e às demandas que uma estrutura empresarial apresenta para o seu funcionamento. A mudança mais notória foi que, inicialmente, os discentes focavam mais na organização estrutural da empresa, sem perceber que uma instituição precisa ter uma interface com o mercado, oferecendo produtos e serviços para ser autossustentável financeiramente”, explica Marcos Lanza, professor do IQSC e presidente da Comissão de Graduação do Instituto. 

O IQSC oferece todo o suporte necessário para que os estudantes possam trabalhar, desde acesso às instalações, equipamentos, certificações fiscais, diversos laboratórios, além da orientação de professores que supervisionam os projetos que são contratados da EJ: “Nós contamos com uma infraestrutura excepcional do Instituto e com o suporte e apoio dos docentes e técnicos que sempre nos auxiliam a desenvolver soluções para os problemas dos nossos clientes. Contamos com especialistas das áreas de química analítica, alimentos, ambiental,  materiais e gestão da qualidade”, conta Lígia. 

Na IQSC JR. desde 2019, a estudante revela que tem evoluído muito com a experiência: “Aprendi a não ter medo de perguntar para aqueles que entendem do assunto; a pensar de forma sistêmica e usar a minha criatividade para chegar nas respostas; a realizar análises em equipamentos e interpretar resultados; e a como me comportar em reuniões com clientes e grandes empresários. Além disso, ganhei confiança, melhorei minha comunicação, conduzi reuniões e organizei eventos para todos os alunos do Instituto”. A jovem afirma ainda que adquiriu conhecimentos em finanças, documentação e liderança: “Hoje sou uma pessoa muito mais organizada, apaixonada pela química e confiante para seguir com a minha formação em qualquer área que eu decida atuar”, completa.

Segundo Lanza, essa experiência pode facilitar a atuação dos jovens no momento em que eles ingressarem no mercado e ser um diferencial aos olhos de empresas: “Essas atividades são interessantes para as empresas pelo fato dos egressos que passaram pela IQSC JR já terem vivenciado uma dinâmica empresarial, além do conhecimento de um tipo de estrutura organizacional característica das instituições, bem como das relações pessoais com os pares no ambiente profissional”, afirma. 

Maria Olímpia Rezende, professora do IQSC e presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do Instituto, acredita que experiências como a de Lígia podem impactar profundamente a formação dos jovens e despertar a criatividade e o empreendedorismo dos estudantes para que, quem sabe um dia, eles possam abrir o próprio negócio: “É essencial poder aplicar os ensinamentos aprendidos nos bancos escolares para resolver problemas de interesse da indústria, sugerir melhorias em processos ou lidar com gestão de pessoas, além de saber como resolver certos conflitos”, diz a docente. 

Muito mais preparada e confiante no futuro que a espera, Lígia aproveitou para deixar uma mensagem aos calouros do IQSC que buscam ingressar na EJ: “Eu acredito que o que realmente forma os alunos são suas vivências e experiências. Um conselho que eu daria para os calouros é se jogar naquilo que lhes interessa e aproveitar as oportunidades com amor. Participe da EJ no momento que fizer sentido, porque se você realmente se envolve, no final das contas, acaba entendendo melhor o que de fato você valoriza para a sua vida e sua formação”.

O processo seletivo da IQSC Jr. acontece anualmente sempre no início do primeiro semestre. Todos os alunos do Bacharelado em Química do IQSC e do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, com ênfase em Química, podem se inscrever. Não é necessária experiência ou conhecimentos prévios.

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Por Henrique Fontes, da Assessoria de Comunicação do IQSC/USP
Fotos: IQSC JR./Divulgação

 

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