IQSC adequa álcool doado em barris para uso no HU-UFSCar e doa máscaras a terceirizadas

O uso de álcool e máscaras são itens essenciais à rotina de higiene e segurança nos atuais tempos de pandemia, mas precisam estar adequados ao uso. Ações voluntárias realizadas por servidores e pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP fortaleceram a luta contra o coronavírus.

Atuação conjunta entre empresa e universidade permitiu ao Hospital (HU) da Universidade Federal de São Carlos, receber a doação de mil litros de álcool, para utilização em higienização de superfícies como bancadas, instrumentos, leitos, entre outros.

O produto foi doado pela empresa Raízen, em quatro barris de 250 litros. “Para a utilização do produto, são necessárias a análise e a assinatura de um químico responsável. Como isso não pode ser feito no HU, foi fundamental a parceria com o Instituto de Química de São Carlos da USP”, relatou Meliza Roscani, Chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HU, em entrevista ao Portal São Carlos Agora.

O Professor Fabio Henrique Barros de Lima, do IQSC-USP, explica que “foram feitas análises por HPLC, para verificar a pureza e garantir que o material está realmente livre de metanol, e de densidade, para ver quanto de etanol em porcentagem havia na amostra”. O metanol pode ser absorvido por via inalatória e causar intoxicação. A porcentagem de etanol correta garante a eficácia do produto como agente de eliminação do vírus.

Em seguida, a equipe fracionou o produto em mil frascos de 1 litro, para facilitar o armazenamento, distribuição e uso.

A certificação do produto foi feita pelo Professor Emanuel Carrilho, Diretor da Unidade, último passo para permitir a rotulagem e uso nas finalidades para as quais foi destinado.

Além do professor Fábio, atuaram nesta ação realizada no início de junho: o professor Danilo Manzani e os Químicos Jonas Garcia Ferreira Junior, Mauro Roberto Fernandes, Maykon Lima Souza, Nicolas de Andrade Ishiki e Reinaldo Hamaguchi.

A entrega do produto foi feita pelo professor Fabio Henrique aos Senhores João Soares de Campos Junior, Chefe da Unidade de Almoxarifado do HU-UFSCar, Vlademir Gaban, HU-UFSCar e Orlando dos Anjos, motorista da UFSCar.

Doação de máscaras

A preocupação com as colegas de trabalho terceirizadas, despertou a atenção da funcionária Clélia Dimário e da professora Eny Vieira, quando a recomendação do uso das máscaras se tornou oficial.  “Sabemos que elas recebem os EPIs necessários, mas sabemos também que precisam utilizar as máscaras no trajeto de casa até o local do serviço, e quando precisam sair de casa, além da durabilidade de horas que podemos ficar com as máscaras”, nos contou Clélia.

“Eu já estava fazendo essas máscaras para a família e para doar para os amigos. Aprendi com as artesãs dos vídeos do Youtube, fiz alguns testes e adaptei alguns modelos que achei que ficaram melhores”, acrescentou.

Eny e Clélia estão acostumadas a fazer ações voluntárias e já estiveram juntas participando do Projeto Doe 1 Dia do IQSC-USP.  “A Eny doou os materiais das máscaras.  Lavei todos os tecidos, passei, cortei e costurei em dois finais de semana”, afirmou Clélia.   As máscaras foram confeccionadas em tecido duplo tricoline e em modelos com elásticos ajustáveis para mais conforto na hora de usar.  A professora Eny fez a entrega das máscaras aos servidores terceirizados no início de julho.

Eny Vieira e Clélia Dimário se uniram e produziram máscaras que doaram aos terceirizados do IQSC. Foto: acervo pessoal de Clélia Dimário

Clélia afirmou ainda que “ao realizar um trabalho voluntário tenho a sensação de agir por um bem maior; é a oportunidade que a vida me dá para ajudar positivamente as pessoas (que às vezes nem conheço)”.  E finalizou: “é muito gratificante e me faz muito bem!”

Por Sandra Zambon (Assessoria de Comunicação IQSC)
comunicacao@iqsc.usp.br