Feira USP e as Profissões em sua primeira versão digital

Está chegando um dos maiores e mais tradicionais eventos da Universidade de São Paulo na área de extensão e relacionamento com a sociedade: a Feira USP e as Profissões, que este ano acontece nos dias 3 e 4 de setembro, quinta e sexta-feira, desta vez em formato digital, abrangendo todos os campi da Universidade com suas unidades, museus e institutos compondo uma programação dinâmica e interativa e estandes virtuais de todos os cursos.

Cada estande apresentará vídeos com alunos, calouros e veteranos, ex-alunos já inseridos no mercado de trabalho, docentes e coordenadores do curso, além de conteúdos exclusivos para download, como folders e apresentações. Estão ainda programadas lives, palestras e bate-papos com interação do público, que poderá tirar dúvidas e obter mais informações e curiosidades sobre as profissões.

Entre as atrações mais procuradas nas edições anteriores, a Orientação Vocacional do Instituto de Psicologia (IP) da USP também estará na versão digital, com estande virtual próprio para auxiliar os estudantes na procura de sua carreira.

As atividades culturais, como de costume, estarão contempladas nesta edição. O público poderá, por exemplo, fazer um passeio virtual no Parque CienTec, participar de bate-papos sobre música com a Osusp e sobre preparação vocal com o Coralusp, contemplar exposições do Museu do Ipiranga, ou participar do Show da Física, que há mais de 25 anos traz experimentos científicos de forma lúdica e divertida.

Para a professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, trata-se de uma oportunidade de ampliar o alcance da feira e democratizar ainda mais seus conteúdos: “Se já existe uma grande procura pelas nossas feiras na versão presencial, imaginamos que a edição digital vai possibilitar que um público bem maior possa acessar nosso evento, uma vez que eliminam-se os custos e as dificuldades logísticas de deslocamento. Isso nos permite dialogar com estudantes de todo o Brasil, e até mesmo de fora, o que é de suma importância para uma universidade pública, gratuita e de excelência como é a USP”, afirma.

A pró-reitora ressalta ainda o trabalho da equipe e das unidades de ensino para garantir a qualidade e o dinamismo da Feira. “Não se trata apenas de um mero site com textos e vídeos”, explica. “Todo o conteúdo está sendo montado de forma específica para o evento, com uma grande quantidade de horas de transmissões ao vivo, interações, vídeos e atividades produzidas exclusivamente para esta edição”.

A participação no evento é totalmente gratuita e não demanda inscrições prévias, bastando acessar o site uspprofissoes.usp.br nos dias 3 e 4 de setembro para conferir os estandes e as atrações.

Fotos tiradas na Feira USP e as Profissões de 2019.