E-Books gratuitos na “Minha Biblioteca”: como acessar

A USP adquiriu a coleção de e-books das áreas de Medicina e Saúde da  Minha Biblioteca, um provedor de conteúdo universitário que oferece acesso a milhares de livros eletrônicos das principais editoras do país.

O Catálogo de e-books está disponível a docentes e alunos das seguintes unidades: EACH, EE, EEFE, EERP, EEFERP, FCF, FCFRP, FM, FMRP, FMVZ, FO, FOB, FORP, FSP, IB, ICB, IP, IQ, IQSC.

Imagem: Biblioteca IQSC

Os catálogos de Medicina e Saúde são compostos por e-books em português sobre temas como Química, Medicina, Saúde Pública, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Odontologia, etc., além do amplo acervo composto por centenas de livros da bibliografia básica. A plataforma oferece ao usuário, conteúdos em português e uma série de recursos de apoio à experiência de leitura e estudo, tais como anotações nas páginas, marcadores de texto e cópia de parte do conteúdo.

O estudante e o docente conta com a facilidade para localizar seus livros e a praticidade de acessá-los onde estiver, através do seu smartphone, tablet, notebook ou pc.

O acesso está disponível apenas ao público da USP, sendo necessária a conexão remota via aplicativo Virtual Private Network (VPN) da USP – clique aqui – , de modo a permitir que o equipamento da residência do usuário seja identificado com um IP da USP.

Preparamos um passo-a-passo para você acessar a plataforma, localizar seus livros e também tirar suas dúvidas sobre o serviço. Confira abaixo:

1. Acesso
Para ter acesso à Minha Biblioteca, acesse o link https://usp.minhabiblioteca.com.br em seu navegador.

2. Cadastro
Em seu primeiro acesso, você deverá preencher um cadastro rápido, informando seu nome, sobrenome, e-mail e resposta a uma pergunta chave. Uma mensagem de confirmação será enviada em seu e-mail tendo como emitente Bookshelf.

3. Confirmação em seu e-mail
Confirme seu e-mail para acessar a Coleção da “Minha Biblioteca”.

4. Comece suas pesquisas e acesse as obras do Catálogo.
Passe o mouse sobre qualquer capa para obter mais opções, incluído detalhes do livro e buscas de termos. É possível também realizar buscas no Catálogo por assuntos ou títulos dos e-books. A busca é feita tanto no título como no conteúdo dos livros. Em Tendências, é possível identificar obras mais consultadas.

Iniciativa: Pró-Reitoria de Graduação, Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA) e Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Contato: bibiqsc@iqsc.usp.br