USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Doutora pelo IQSC, pesquisadora vence prêmio dedicado a mulheres na ciência

Foto: Daniela Truzzi/Arquivo pessoal

Daniela Ramos Truzzi, mestre e doutora pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, foi uma das sete vencedoras da 15ª edição do Programa Para Mulheres na Ciência, iniciativa promovida pela L’oréal, em parceria com a UNESCO no Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC). O objetivo do projeto é transformar o cenário científico por meio do empoderamento feminino na área, concedendo bolsas-auxílio para o desenvolvimento de pesquisas. Este ano, a UNESCO também oferecerá um treinamento que inclui webinars sobre gênero, carreira, media training, entre outros assuntos. 

“O sentimento é de recompensa, pois nós abdicamos de muita coisa no caminho e me sinto honrada em estar entre as vencedoras. Acredito que é um reconhecimento por toda a dedicação e amor que entrego à ciência”, conta Daniela, que hoje é docente do Instituto de Química da USP (IQ), em São Paulo. Como parte do Programa, a cientista receberá financiamento para estudar as propriedades do Óxido Nítrico (NO), gás produzido naturalmente pelo corpo humano que promove a vasodilatação e ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo. A pesquisadora explica que ainda sabe-se pouco sobre o comportamento do composto nas células e afirma que, em altas concentrações, as moléculas de NO podem gerar efeitos tóxicos. 

Daniela Truzzi/Arquivo pessoal

Desde quando era criança, Daniela sempre gostou de aprender e a curiosidade pelo desconhecido foi o elemento que a inspirou a escolher a profissão de cientista. Ainda no ensino médio, iniciou um curso técnico de desenho de construção civil e foi trabalhar na área, mas logo viu que não era o que queria, pois as atividades, muitas vezes repetitivas, não faziam seus olhos brilharem. Na mesma época, após conversar com um primo que estava na faculdade, descobriu o que era Iniciação Científica (IC) e se encantou logo de cara: “Achei muito fascinante o fato de poder procurar respostas para algo ainda sem solução”, revela a pesquisadora, que realizou duas ICs durante sua graduação em Química Ambiental na Unesp de São José do Rio Preto. 

Após concluir o curso, ingressou no mestrado no IQSC, onde posteriormente realizou seu doutorado, ambos sob a orientação do professor Douglas Wagner Franco (in memorian). Impressionada com a infraestrutura do Instituto, ela conta que foi durante o período na Instituição que se aperfeiçoou na área de Química Inorgânica e teve seu primeiro contato com o óxido nítrico, sintetizando complexos de rutênio. Além do ganho de conhecimento na área, Daniela se lembra de algo que foi muito importante para o seu crescimento profissional: “Uma coisa que me marcou foi a liberdade científica que o professor Douglas me proporcionou. Nós realizávamos algumas reuniões para traçar os objetivos da pesquisa e ele sempre me orientava quanto aos experimentos que gostaria que eu fizesse, mas me dava total liberdade para definir outros que eu julgasse relevantes. Acredito que essa experiência foi fundamental para minha carreira como pesquisadora”, finaliza.  

Defesa de doutorado de Daniela no IQSC. Foto: Daniela Truzzi/Arquivo pessoal

Após defender seu doutorado no IQSC, Daniela realizou ainda dois pós-doutorados: um no IQ e outro na Universidade da Califórnia, nos EUA. 

Confira o vídeo de anúncio das vencedoras do Programa Para Mulheres na Ciência.

 

Por Henrique Fontes, da Assessoria de Comunicação do IQSC/USP

 

Mais Informações
Assessoria de Comunicação do IQSC/USP
Telefone: (16)  9 9727-2257
E-mail: jornalismo@iqsc.usp.br