USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Entenda como são aplicados os principais testes para detectar COVID-19

Foto: Pexels

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP desenvolveu um material didático e ilustrativo que aborda, de forma bem-humorada, a importância dos testes para diagnóstico de COVID-19, explicando como eles são aplicados, o que é preciso para sua preparação, além dos desafios enfrentados para que eles sejam adquiridos. Composto por 12 figuras produzidas com recursos gráficos, o conteúdo trata, entre outros assuntos, sobre o teste PCR, um dos mais utilizados para detectar o novo coronavírus juntamente com os testes rápidos, que ganharam espaço no nosso cotidiano e também foram destacados no trabalho.

Segundo Emanuel Carrilho, diretor do IQSC, muitas vezes o assunto é abordado de forma superficial em noticiários, limitando o entendimento da população sobre o tema, fato que motivou os pesquisadores a criarem o material. “Como uma das missões da Universidade, em particular da USP, é a disseminação da informação, resolvemos explicar todas as etapas de um teste, desde seu desenvolvimento até a comercialização em larga escala. Além disso, esses testes têm tudo a ver com o que desenvolvemos no IQSC, onde trabalhamos tanto com testes genéticos quanto com testes rápidos imunológicos”, explica o docente.

Arte explica, de forma resumida e bem-humorada, qual a função dos testes PCR e como eles são aplicados. Foto: Vené

De acordo com os autores do trabalho, o formato escolhido para a divulgação do conteúdo contribui para a melhor compreensão da sociedade. “Desenhos bem-humorados são capazes de informar, de maneira simples e lúdica, conceitos nem sempre fáceis de serem tratados e compreendidos. Em uma das ilustrações, por exemplo, dois jovens são apresentados como infectados, e uma senhora, visivelmente com mais de 60 anos, é a única pessoa saudável. Nossa intenção foi informar algo sério e pesado de forma agradável”, explica Maria Olímpia Rezende, professora do IQSC e uma das autoras do trabalho, que foi elaborado em conjunto com Regiane Travensolo, empreendedora e pós-doutoranda do Instituto.

Diversos equipamentos e insumos são necessários para diagnosticar a COVID-19. Foto: Vené

Outro tema presente no material é a necessidade de incentivo aos cientistas brasileiros para que eles tenham condições adequadas para desenvolverem pesquisas e tecnologias contra a COVID-19. “Tentamos mostrar a importância de investimentos e políticas públicas para a ciência, de forma que o país tenha autonomia no combate ao vírus. A realidade está nos mostrando a carência de insumos básicos em hospitais e de insumos em grande escala para o desenvolvimento científico”, finaliza Carrilho.

Com produção gráfica do artista Vené, o material completo está disponível em formato de vídeo no canal do IQSC no Youtube. Clique aqui para assistir.

Material reforça necessidade de investimentos em ciência no Brasil. Foto: Vené

 

Quer saber mais? Confira, abaixo, o podcast produzido pelo IQSC sobre o tema.

 

Texto: Henrique Fontes – Assessoria de Comunicação do IQSC/USP

Mais Informações
Assessoria de Comunicação do IQSC
E-mail: jornalismo@iqsc.usp.br