Curso “Introdução ao Planejamento de Experimentos” recebe inscrições

Quantos experimentos são necessários para se obter o máximo de informações úteis (estatisticamente validadas) de um sistema sob estudo? “O menor número possível” é a resposta correta. Afinal, um menor número de experimentos significa economia de energia, tempo, recursos, reagentes e menor geração de resíduos.

Imagem: Pixabay com adaptações

O curso “Introdução ao Planejamento de Experimentos“, oferecido pelo professor Eduardo Bessa Azevedo, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), permite aos participantes “discernirem, por exemplo, entre o uso de planejamentos fatoriais completos e fracionários, construirem e aplicarem modelos empíricos, além de otimizarem a resposta de um dado sistema por meio da Metodologia de Superfícies de Resposta”, informa o ministrante.

O curso será oferecido de 9 a 13 de novembro de 2020, das 14 às 17 horas, totalmente on-line, exclusivamente a pessoas vinculadas a Instituições de Ensino Superior (IES).

Os interessados devem formalizar a inscrição até o dia 23 de outubro no Sistema Apolo – clicando aqui – e enviar comprovante de vínculo institucional atualizado para o endereço cursos-extensao@iqsc.usp.br   Posteriormente, receberão e-mail da Fundação de Apoio à Física e à Química (FAFQ) informando como efetuar o pagamento da inscrição.

As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição. Dez (10) vagas serão reservadas aos estudantes de Graduação com menor renda comprovada que solicitarem a isenção da taxa de inscrição pelo e-mail cursos-extensao@iqsc.usp.br

A matrícula será efetivada após o cumprimento das etapas de inscrição e de pagamento (ou isenção comprovada), conforme tabela:

Os pagamentos efetuados até 25 de setembro de 2020 terão 5% de desconto.

Os participantes que obtiverem frequência mínima de 80% serão considerados aprovados e terão direito a certificado de conclusão.

Outras informações sobre o curso podem ser obtidas clicando aqui.

Contato: cursos-extensao@iqsc.usp.br

Por Sandra Zambon com informações de Eduardo Bessa