USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Ações do IQSC reforçam importância da saúde mental na vida acadêmica

Foto: Pixabay

Preocupado com o bem-estar de sua comunidade, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP tem promovido diversas atividades que visam reforçar a importância da saúde mental das pessoas que fazem parte da vida acadêmica, como estudantes, docentes e funcionários. Cartazes, debates, disciplina e atendimento psicológico são algumas das iniciativas realizadas pelo IQSC acerca do tema, que ganhou ainda mais destaque com a pandemia de Covid-19. 

O assunto foi pauta de uma reunião virtual ocorrida no último dia 10 de setembro, data que marca o dia mundial de combate ao suicídio, no âmbito do Setembro Amarelo.  Participaram da atividade o Diretor do Instituto, Emanuel Carrilho; o Presidente da Comissão de Graduação do IQSC, Marcos Lanza; os professores Benedito Lima Neto, Joelma Perez e Elisabete Assaf; a Assistente Técnica Acadêmica, Eliana Vidal; o Assessor da Diretoria, Alexandre Mazzola; o funcionário Fábio da Silva; o estagiário em psicologia do IQSC, Hugo Cardoso; e a Assistente Social do Campus, Emanuela Pap da Silva. 

No encontro, Hugo e Emanuela apresentaram um levantamento realizado com estudantes de graduação e pós-graduação, funcionários e professores do IQSC, que responderam a um questionário que buscou avaliar, do ponto de vista psicológico, como eles estão lidando com o período de distanciamento social enfrentado durante os últimos meses, que desafiou muitas pessoas e instituições a seguirem de forma remota as atividades de ensino e pesquisa. Ao todo, foram registradas 65 respostas, que foram importantes para destacar as maiores dificuldades e potencialidades dos respondentes durante o primeiro semestre. 

Reunião virtual realizada no dia 10 de setembro para debater a saúde mental da comunidade do IQSC. Foto: Emanuel Carrilho

Esse diagnóstico é importante para que possam ser definidas estratégias de atuação e prevenção no sentido de amenizar os efeitos causados pela pandemia. Segundo Eliana Vidal, embora alguns alunos tenham aprovado os novos hábitos de estudo, com a redução de hora-aula e a possibilidade da gravação de vídeos para estudos posteriores, outros apontaram dificuldades para assistirem aulas remotas, problemas psicológicos, questões familiares e falta de infraestrutura física para acompanhar as aulas, como ausência de internet, de um computador atualizado ou até mesmo de um local silencioso para estudar. Para auxiliar a enfrentar o problema de cunho tecnológico, a Pró-Reitoria de Graduação da USP, em conjunto com a Reitoria e a Seção Técnica de Informática, viabilizou a distribuição de kits de acesso à internet. Além disso, para alunos com outras dificuldades, o IQSC tem contribuído com o fornecimento de alguns notebooks.

“O engajamento do IQSC, assim como o das outras unidades do Campus a respeito do tema, tem sido muito forte e há uma grande preocupação em promover tranquilidade mental aos alunos, funcionários e docentes. O Instituto está fazendo um trabalho muito legal, que inclusive já havia começado antes da pandemia”, conta Lanza. Para colaborar com a adaptação, convivência e a melhoria da qualidade de vida acadêmica no IQSC, o Instituto conta desde março de 2019 com um acompanhamento psicológico oferecido por estagiários de psicologia contratados da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O serviço busca acolher os estudantes e a comunidade interna, não apenas no tratamento de seus problemas, mas também para construir práticas de cuidado e prevenção ao adoecimento. Para agendar um horário, o interessado deve entrar em contato pelo e-mail iqscprosaude@usp.br

Um resultado que também foi observado pelos membros do IQSC com base nos dados apresentados na reunião foi de que ainda são realizados poucos atendimentos psicológicos para funcionários e docentes. “Indicamos que novas divulgações e reuniões sejam promovidas, a fim de quebrar a resistência das pessoas em receberem tais atendimentos. Isso será necessário, pois, segundo as informações passadas pela equipe de psicologia do Instituto e assistência social do Campus, os casos de acompanhamento psicológico tendem a aumentar conforme o tempo de isolamento social aumenta e o retorno das atividades presenciais se aproxima” explica Lanza. 

Conforme o retorno das atividades presenciais se aproxima, a tendência é de que os atendimentos psicológicos aumentem. Foto: Henrique Fontes/IQSC

Para o professor Emanuel Carrilho, o tema saúde mental tem sido uma de suas principais preocupações desde que iniciou sua gestão, em 2018. “Tenho visto o crescimento das estatísticas sobre problemas psicológicos e o quanto isso tem afetado as pessoas. Neste ano, mais do que nunca, o assunto tem que ser abordado, discutido e, do ponto de vista institucional, feito tudo o que estiver ao nosso alcance. Continuaremos investindo em estagiários para o atendimento de nossa comunidade”, promete o docente. 

Mais iniciativas – Outra atividade importante no monitoramento da saúde mental, dessa vez dos estudantes do primeiro ano de graduação, é oferecida por meio da disciplina “Acompanhamento Profissional e Pessoal I”. O objetivo é oferecer um acompanhamento do progresso acadêmico e da situação psicológica dos jovens, que muitas vezes sofrem com a mudança radical de rotina, cidade e convívio. As aulas são semanais e abrangem atividades coletivas e orientações que auxiliam os alunos a encontrarem o melhor caminho na carreira, transmitindo informações sobre o papel social e profissional do Químico. 

No mês do Setembro Amarelo, a Biblioteca do IQSC também aproveitou para deixar mensagens de conforto àquelas pessoas que têm enfrentado alguma situação de dificuldade. Foram produzidos dois cartazes, disponíveis na página da Biblioteca na internet. Um deles traz os seguintes dizeres: “Toda tristeza é passageira, nunca desista”. Já o segundo cartaz, mostra a mensagem: “Respire, observe e mude a direção”.

Foto: Biblioteca do IQSC/USP

 

Por Henrique Fontes, da Assessoria de Comunicação do IQSC/USP

 

Mais Informações
Assessoria de Comunicação do IQSC/USP
Telefone: (16) 3373-8831