Workshop PAE divulga trabalhos realizados

Imagem: Uschi/Pixabay CCo, com adaptações

No dia 28 de junho, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP realiza a edição semestral do Workshop PAE – Programa de Aperfeiçoamento de Ensino.

O Programa foi criado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP, visando aprimorar a formação dos alunos para o exercício da atividade didática de graduação. O estágio é dividido em duas etapas: a preparação pedagógica e o estágio supervisionado em docência. Ao final de cada etapa semestral, o aluno passa pela avaliação da Comissão do Programa.

Participam dessa edição do Workshop todos os pós-graduandos do IQSC que realizaram estágio supervisionado no primeiro semestre de 2019. A proposta é apresentar os trabalhos realizados e os resultados obtidos, fomentando discussão com avaliadores, a comunidade, e com os próprios alunos do programa.

Programação

10 horas – palestra “A Universidade na Alça de Mira” com o professor Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Local: anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC
14 horas – exposição e avaliação dos pôsteres. Local: saguão térreo do edifício Q1
15h30 – coffee break
16 horas – exposição dos pôsteres, com livre circulação por parte dos expositores
17 horas – votação dos alunos e entrega dos certificados

Palestra

O convidado é antropólogo especializado em temas educacionais e diz que “há dois pontos centrais nesse debate. O primeiro deles é o reconhecimento do direito de qualquer pessoa “desacreditar” do conhecimento científico. O segundo é o desafio posto para todos os cientistas e intelectuais. Trata-se da defesa da racionalidade científica frente a outras formas de racionalidade que disputam espaço na orientação da vida e das ações dos homens”.

A atividade é aberta a todos os interessados, gratuitamente e será realizada no anfiteatro térreo do edifício Q1. As inscrições serão oportunamente disponibilizadas no link www.iqsc.usp.br/eventos.

Exposição dos trabalhos

A partir das 14 horas, no saguão térreo do edifício Q1, acontece a exposição dos pôsteres correspondentes ao trabalho realizado pelos pós-graduandos. É quando os alunos interagem com o público presente e também com os avaliadores designados pela Comissão Coordenadora do PAE.

O momento para interação entre os alunos e discussão dos trabalhos entre si, acontece das 16 às 17 horas, quando o processo favorece a autoavaliação e permite que os alunos elejam, entre si, o melhor trabalho apresentado.

O evento é organizado pela Comissão Coordenador do PAE-IQSC, presidida pelo professor Antonio Carlos Bender Burtoloso.

Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 – campus USP
Contato: pae@iqsc.usp.br ou (16) 3373-9909

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)

Atualizado em 24/6/2019