USP-Filarmônica em São Carlos, terá regência do maestro convidado Marcelo Jardim da UFRJ

Orquestra apresenta obras de Mozart, Francisco Gomes da Rocha, Haydyn, Rubens Russomanno Ricciardi e Schubert, na próxima quarta-feira, dia 28, às 20h30, no Teatro Municipal de São Carlos; entrada gratuita.

A orquestra USP-Filarmônica retoma sua série de concertos mensais na próxima quarta-feira, dia 28, às 20h30, no Teatro Municipal “Alderico Vieira Perdigão” de São Carlos, sob regência do Prof. Dr. Marcelo Jardim da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e solos do fagotista Fábio Cury (Prof. Dr. da ECA-USP e diretor artístico da OSUSP) e do trompetista Wellington de Sousa Pinto (aluno de graduação do DM-FFCLRP e bolsista da USP-Filarmônica).

A programação conta com três obras consagradas e duas obras inéditas, uma composta no século XVIII, que será tocada pela primeira vez e outra contemporânea em sua primeira audição. A USP-Filarmônica inicia o concerto com as obras Concerto em Si bemol maior para Fagote e Orquestra KV 191 (Salzburgo, 1774), de Mozart e Marcha, composta por Francisco Gomes da Rocha, para o Regimento dos Dragões de Vila Rica, no século XVIII. Esta é a marcha mais antiga composta no Brasil e teve pesquisa e edição crítica do NAP-CIPEM da FFCLRP-USP.

A USP-Filarmônica executa em seguida a música Coral de Santo Antônio, referência em romarias católicas do século XVIII, de Haydn e a obra Duas peças concertantes para trompete e orquestra, do compositor Rubens Russomanno Ricciardi. Esta será sua primeira audição. A orquestra encerra a noite do concerto com a Sinfonia nº 8 “Inacabada” de Schubert.

Como sempre, os concertos da USP-Filarmônica têm entrada gratuita, sendo necessária a retirada de ingressos com uma hora de antecedência ao concerto. O Teatro Municipal “Alderico Vieira Perdigão”, fica na rua 7 de Setembro, 1735, no centro. Servidores USP podem concorrer ao sorteio de até dois ingressos, inscrevendo-se até dia 25 de agosto, através de formulário. Cabe observar que os ingressos perdem a validade às 20h15. Caso o ingresso não seja apresentado à portaria do evento até esse horário, o mesmo será cedido para os interessados que estiverem na fila de espera.

As séries de Concertos da USP-Filarmônica são realizadas pelo Departamento de Música da FFCLRP-USP, em parceria com o Grupo Coordenador de Cultura e Extensão da USP de São Carlos e o IQSC-USP (Instituto de Química de São Carlos). Informações pelo telefone (16) 3371-4339

Marcelo Jardim é Doutor em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, e Mestre em Práticas Interpretativas/Regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, concluiu o bacharelado Regência também pela UFRJ. É professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra da Escola de Música da UFRJ, na qual é atualmente vice-diretor, diretor artístico e diretor musical da Orquestra de Sopros da UFRJ. Atua também como professor orientador do PROMUS – Programa do Mestrado Profissional em Música da UFRJ, para o qual coordena também as Jornadas de Trabalho. É consultor artístico e coordenador pedagógico dos cursos de capacitação para regentes e instrumentistas de bandas de música, denominado Painéis FUNARTE de Bandas de Música, realizados pela Fundação Nacional de Artes.

Concerto nº 125
28 de agosto, quarta-feira, 20h30
Teatro Municipal de São Carlos
Entrada gratuita (Necessário retirada de ingressos com 1h de antecedência)