Tecnologia eletroquímica para a análise e a degradação de interferentes endócrinos

Nos dias 11 e 12 de julho de 2019, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP sedia o 1º Workshop do Projeto Temático – FAPESP (2017/10118-0): Estudo e aplicação da tecnologia eletroquímica para a análise e a degradação de interferentes endócrinos: materiais, sensores, processos e divulgação científica.  A atividade será na área 2 do campus USP São Carlos e o evento é restrito aos pesquisadores e equipes envolvidas no projeto temático.

A abertura do evento está prevista para às 09 horas do dia 11 de julho, seguida de apresentações elaboradas pelos pesquisadores do projeto e suas respectivas equipes, sobre as ferramentas de gerenciamento de dados.

Durante o evento haverá exposição de pôsteres com uma síntese dos projetos em andamento, o que permitirá aos participantes terem uma visão geral dos trabalhos envolvidos, permitindo identificar possíveis colaborações.

O workshop é organizado pelo professor Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza, do Grupo de Processos Eletroquímicos Ambientais (GPEA) do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, que coordena o projeto temático.

Projeto Temático

Um dos perigos causados pela falta de tratamento adequado da água é a presença dos chamados interferentes endócrinos que, mesmo que em baixas concentrações, podem afetar a nossa regulação hormonal e por sua vez influenciam na atividade de diversos órgãos, controlando funções importantes, como por exemplo, o crescimento, a reprodução e a pressão arterial entre outras.

Um dos objetivos do projeto é a produção de novos materiais capazes e detectar, quantificar e agilizar o processo de quebra das moléculas desses compostos, tornando mais fácil a eliminação dos mesmos. Além da formação de recursos humanos (alunos), a divulgação dos conhecimentos produzidos está prevista no projeto através da publicação de artigos científicos e da produção de material didático para a melhoria do ensino de físico-química na educação básica. Nesse contexto, ressalta-se que recentemente foi doado ao Museu de Ciências “Prof. Mario Tolentino” de São Carlos, a exposição interativa “Degradação de compostos orgânicos contaminantes: contribuição do GPEA-IQSC para o meio ambiente”.

1º Workshop do Projeto Temático – FAPESP (2017/10118-0)
“Estudo e aplicação da tecnologia eletroquímica para a análise e a degradação de interferentes endócrinos: materiais, sensores, processos e divulgação científica”
11 e 12 de julho de 2019, no bloco didático da área 2 do campus USP São Carlos
Contato: fcoloca@iqsc.usp.br