SEMAQ nesta quarta: palestra, mesa redonda, minicursos, campanha solidária e exposições

A programação desta quarta-feira da Semana de Química “Prof. Edson Rodrigues” do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP tem início às 9 horas, com o professor Laudemir Carlos Varanda falando sobre Nanopartículas aplicadas ao tratamento do câncer: foco nas plataformas teranósticas magnéticas.

Segundo o pesquisador que é docente do IQSC-USP, “a palestra abordará diversos aspectos da nanotecnologia, desde a síntese dos materiais, passando por sua manipulação e caracterização, até sua aplicação, em especial para tratamento de câncer. A utilização de materiais em escala nanométrica e suas propriedades diferenciadas permitem novas e promissoras possibilidades que estão sendo estudadas e, serão mostrados alguns casos em que já estão chegando aos pacientes”.

O tema para discussão às 10h40 é  A dificuldade e a importância da divulgação científica. Sob coordenação da professora Ana Cláudia Kasseboehmer (IQSC-USP), a mesa redonda será composta pelos professores Antônio Aprigio da Silva Curvelo (IQSC-USP), Carlos Takeshi Hotta (IQ-USP) e a Dra. Letícia Pontes (IQSC-USP e #NaBancaComaVovó). “A difusão do conhecimento, transpondo as barreiras acadêmicas e tornando a ciência mais acessível para a população em geral, é tão importante quanto o desenvolvimento científico e tecnológico”, afirma a professora Ana Cláudia. A atividade será transmitida pelo Youtube.

A palestra e a mesa redonda serão no anfiteatro térreo do edifício Q1, sendo abertas aos interessados que devem fazer inscrição aqui.

Os 3 minicursos estão programados para o período da tarde: “Química Forense” com o professor Bruno Spinosa de Martinis (FFCLRP-USP), “Embalagens ativas e inteligentes” com o professor Francys Kley Vieira (DeMa-UFSCar) e “SciFinder®, uma ferramenta indispensável na era da informação: introdução à quimioinformática” com o Dr. Gari Vidal (ACS CAS). Informações podem ser obtidas diretamente com a Comissão Organizadora Discente através do e-mail semaq@iqsc.usp.br

Campanha solidária
Durante a Semana haverá também a arrecadação para a campanha Atitude de Carinho para Alimentar um Focinho, que recebe doação de ração, jornal, e outros itens que possam ser utilizados por cães e gatos. As contribuições podem ser depositadas na biblioteca do IQSC-USP e dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail semaq@iqsc.usp.br

Foto: Sandra Zambon

Exposições

Durante a Semana, as exposições “Nanoarte”, as pinturas feitas pelos alunos da disciplina “Laboratório de Química Inorgânica Tecnológica” e “Capturando o mundo atômico” estarão no saguão térreo do edifício Q1, onde podem ser visitadas.

A exposição “Nossa história: ontem e hoje – 25 anos do IQSC” pode ser visitada no piso térreo da Biblioteca do IQSC-USP, onde estará até 31 de outubro.

Cápsula do tempo
No dia 25 de outubro será fechada uma cápsula do tempo para ser aberta em 2044. Os interessados em deixar uma lembrança relacionada à instituição para ser incorporada à cápsula devem procurar orientação junto à Comissão de Cultura e Extensão Universitária do IQSC através do e-mail ccex@iqsc.usp.br, até o dia 23 de outubro, quarta-feira.

A programação foi elaborada pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária, presidida pela professora Maria Olímpia de Oliveira Rezende e pela Comissão Organizadora Discente pode ser acessada clicando aqui. A programação integra a Semana USP de Ciência e Tecnologia e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Inscrições para a palestra e a mesa redonda: www.iqsc.usp.br/eventos
Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP
Contato: (16) 3373-8272 ou ccex@iqsc.usp.br ou eventos@iqsc.usp.br