USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

SEMAQ: saiba o que acontecerá nesta terça-feira e como foi o primeiro dia

De 21 a 25 de outubro acontece a vigésima segunda edição da Semana de Química “Prof. Edson Rodrigues”, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP. A programação presta homenagem aos 150 anos da tabela periódica e também aos 25 anos do Instituto.

A palestra de abertura foi Alguns aspectos históricos da construção da Tabela Periódica com a professora Maria Helena Roxo Beltran, e tratou sobre aspectos que levaram o professor Dimitri Mendeleev à proposição da tabela periódica. Na sequência, o Dr. Michael Murgu da empresa Waters Technologies, falou sobre Espectrometria de massas – conceitos, evolução e aplicações. Esta técnica foi desenvolvida no início do século XX e atualmente é utilizada para a análise e aplicações de rotina em diferentes áreas de pesquisa. A palestra Campo de atuação do profissional da Química foi proferida pela Sra. Juliana Posca, representante do Conselho Regional da Química – IV região.

O mural comemorativo dos 25 anos do Instituto de Química de São Carlos foi inaugurado no saguão térreo do edifício Q1. A obra que mede 1,70m de altura por 3,30m de comprimento foi produzido pela química e artista plástica Lisete Maria Luiz Fischer, professora universitária que atua na área de ensino de química e arte cerâmica e promove oficinas de cerâmica, com ênfase em massas murais e raku, coberturas vítreas e pigmentos.

Professores: Emanuel Carrilho (Diretor do IQSC), Maria Olímpia Rezende (Presidente da Comissão de Cultura e Extensão), Lisete Fischer (Artista plástica) e Eny Vieira (Presidente da Comissão de Graduação). Foto: Sandra Zambon

 

A apresentação musical de Eduardo Santangelo ao piano, encerrou a programação da segunda-feira.

O músico apresentou obras de Chopin, Nazareth, Schubert, Mozart e Rachmaninoff. Foto: Karina De Vita

Na terça-feira, 22 de outubro, a atividade começa às 09 horas com apresentações orais de pós-graduandos, uma inovação dentro da SEMAQ. “Queremos estimular a participação dos alunos de pós-graduação nas atividades da SEMAQ”, afirmou Matheus Fernandes Flores, Presidente da Comissão Organizadora Discente. Serão apresentados os seguintes trabalhos no anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC:
09 horas – “Elaboração e validação de material didático sobre divulgação científica para estudantes de graduação em química a partir de pesquisa participativa”, com Carolina Sotério
09h30 – “Poliuretanas liminescentes a base de óleo de mamona contendo quantum dots de CdSe para aplicações fotônicas” com Giovanna F. B. Gonçalves
10h00 – “Síntese e caracterização de vidros e vitrocerâmicas teluritos co-dopados com Er3+/Er3+ contendo cristais de Bi4TeO8” com Joacilia M. M. de Souza
10h30 – “Oxidação de ligninas” com Matheus Henrique dos Santos
11 horas – “Planejamento e síntese de peptideomiméticos como inibidores covalentes de cisteíno proteases” com Rafael da Fonseca Lameiro
11h30 – “Compostos metabólicos como estratégia para o aumento da eficiência de quimioterápicos no tratamento de câncer de mama” com Vinícius Guimarães Ferreira.

Às 14 horas o pesquisador José Maurício Almeida Caiut da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP falará sobre Íons lantanídeos: há mais interesses que a simples contração lantanídea estudada em propriedades periódicas quando discutirá a origem das propriedades espectroscópica desses íons, e as aplicações no campo da fotônica. Esta atividade será no anfiteatro térreo do edifício Q1 e os interessados devem fazer inscrição aqui. Haverá transmissão simultânea pelo Youtube.

Simultaneamente, crianças de 9 a 14 anos visitarão o Laboratório de Ensino do Instituto (Projeto Semente), onde assistirão a experiências químicas. “A maioria desses alunos nunca teve contato direto com a Química e queremos proporcionar essa experiência para eles”, afirmou Artur Moraes Franco da Rocha, da organização da atividade.

A III Gamenight, uma parceria Comissão Organizadora Discente e Centro de Convivência da Química, tem a proposta de reunir pessoas que gostem de jogos de tabuleiro ou de cartas, como o Magic. Esta atividade é aberta a todos os interessados e acontecerá das 17 às 23 horas no Centro de Convivência da Química – defronte a Biblioteca do IQSC.

Exposições

A exposição Nossa história: ontem e hoje – 25 anos do IQSC conta a trajetória da produção intelectual do Instituto, através de infográficos e foi elaborada pela equipe da biblioteca do IQSC, onde está exposta no piso térreo e permanece até o dia 31 de outubro.

Capturando o mundo atômico são imagens inscritas no concurso fotográfico de mesmo nome, e propõe estimular a visão e percepção sobre a importância da Química no nosso dia a dia. A exposição está disponível no saguão térreo do edifício Q1 do IQSC. A imagem vencedora será conhecida no dia 25 de outubro, durante o encerramento da Semana de Química.

As pinturas feitas pelos alunos da disciplina Laboratório de Química Inorgânica Tecnológica, também estarão à mostra no saguão térreo do edifício Q1 do IQSC. “Na prática estudamos a origem química das cores através da síntese de pigmentos inorgânicos, como: azul da prússia, laranja de crômio, amarelo de crômio, vermelho de antimônio e verde de brunswick. Esses pigmentos foram utilizados para pintar as telas pela técnica de têmpera”, informou o pesquisador Danilo Manzani, professor da disciplina.

Nanoarte são imagens de estruturas naturais ou sintéticas com características dimensionadas na escala nanométrica, que são observadas em laboratórios científicos por técnicas de microscopia eletrônica ou por sonda de varredura. A coloração das imagens obtidas é feita artificialmente, através de aplicativo. As imagens expostas foram produzidas no laboratório do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) da Universidade Federal de São Carlos. Durante a Semana de Química, os trabalhos podem ser vistos no saguão térreo do edifício Q1 do IQSC.

Cápsula do tempo

No dia 25 de outubro será fechada uma cápsula do tempo para ser aberta em 2044. Os interessados em deixar uma lembrança relacionada à instituição para ser incorporada à cápsula devem procurar orientação junto à Comissão de Cultura e Extensão Universitária do IQSC através do e-mail ccex@iqsc.usp.br, até o dia 23 de outubro, quarta-feira.

Campanha solidária
Durante a Semana haverá também a arrecadação para a campanha Atitude de Carinho para Alimentar um Focinho, que recebe doação de ração para cães e gatos. As contribuições podem ser depositadas na biblioteca do IQSC-USP.

Toda a programação foi elaborada pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária, presidida pela professora Maria Olímpia de Oliveira Rezende e pela Comissão Organizadora Discente pode ser acessada clicando aqui. A programação integra a Semana USP de Ciência e Tecnologia e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Inscrições para as palestras: www.iqsc.usp.br/eventos
Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP
Contato: (16) 3373-8272 ou ccex@iqsc.usp.br ou eventos@iqsc.usp.br

Notícia cadastrada por Sandra Zambon
O conteúdo da notícia é de inteira responsabilidade do autor.