“Química nas Férias” proporciona vivência de universidade a alunos de escolas públicas

Estudantes aprenderam sobre cromatografia e elaboraram a própria tinta. Foto: Sandra Zambon (IQSC)

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP está recebendo 35 estudantes de escolas da rede pública, que participam do Projeto Química nas Férias, desenvolvido por alunos do Grupo do Programa de Educação Tutorial (PET/Química). No período de 01 a 04 de julho, em horário integral, os estudantes serão apresentados ao ambiente da Universidade de São Paulo, onde vivenciarão a profissão de Químico.

A tutora do Grupo PET/Química, professora Ana Claudia Kasseboehmer, informa que “além disso, para o ano 2019, o evento tem como tema “A Química das Cores”, de maneira a apresentar um conteúdo mais aprofundado que complemente a formação dos alunos”. Assim, realizar-se-ão palestras, atividades em laboratórios de ensino, estudos de caso e dinâmicas em grupo”. Preenchendo a vivência integral, os estudantes almoçarão no restaurante universitário da USP; os tíquetes foram concedidos pela Comissão de Graduação do IQSC.

As palestras são realizadas pelos alunos do PET e por palestrantes convidados, de forma dinâmica e diferenciada. Já as atividades realizadas no laboratório de ensino permitirão a realização de experimentos que explorarão a temática desta edição do projeto. “Neste ano, também será feita uma visita à fábrica da empresa Faber-Castell localizada em São Carlos”, acrescentou a tutora do Grupo.

O PET

O Programa de Educação Tutorial é vinculado ao Ministério da Educação e tem como um dos objetivos propiciar aos participantes, sob orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares que complementem a sua formação acadêmica.

por Sandra Zambon (Comunicação IQSC) com informações do Grupo PET
fotos: Sandra Zambon