Pesquisadores do IQSC têm trabalho internacional publicado em periódico de alto impacto

Os pesquisadores Artur de Jesus Motheo e Dawany Dionísio, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, participaram do trabalho Effects of ultrasound irradiation on the electrochemical treatment of wastes containing micelles, publicado no periódico Applied Catalysis B: Environmental, em colaboração com os pesquisadores Cristina Sáez, Pablo C. Cañizares e Manuel Andrés R. Rodrigo, todos da Universidad de Castilla – La Mancha, Espanha.

Resumo gráfico, inserido no trabalho

O periódico é publicado pela Elsevier, revisado por pares e considerado de destaque e alto impacto na área científica de meio ambiente (fator de impacto 2017: 11.698).

O trabalho descreve importantes resultados obtidos a partir de estudos de técnicas eletroquímicas em conjunto com ultrassom para remoção de contaminantes de águas provenientes de, por exemplo, resíduos industriais e esgotos domésticos. Os métodos convencionais, amplamente aplicados, não removem esses contaminantes, necessitando serem complementados com tratamentos avançados.

Os autores

Artur de Jesus Motheo é Professor Titular, pesquisador 1A do CNPq e responsável pelo Grupo de Eletroquímica Interfacial do IQSC-USP. O grupo se dedica a estudos sobre: a) eletroquímica ambiental, especificamente sobre a degradação de poluentes em meio aquoso de diferentes espécies com o uso de técnicas eletroquímicas e acoplamento dessas com outras técnicas; b) agentes de proteção contra a corrosão de ligas de ferro e de alumínio.

Dawany Dionísio teve seu interesse em eletroquímica despertado quando iniciou sua Iniciação Científica no IQSC com o professor Motheo. Para ela, a iniciação científica é importante para o aprendizado de como um laboratório de pesquisa funciona e como a “química é feita”. Ainda, segundo ela, quando um estudante inicia o curso não tem certezas, e a iniciação científica ajuda a definir o que mais se identifica com o estudante e o que mais lhe interessa na química, ou seja, é um processo de aprendizado tanto profissional quanto pessoal.

O professor Motheo é seu atual orientador no doutorado direto. Durante a pós-graduação, Dawany realizou um período de estágio sanduiche na Universidad de Castilla – La Mancha (UCLM), na Espanha. Graças a um convênio de co-tutela firmado entre as duas instituições (IQSC e UCLM), é possível ao aluno desenvolver suas pesquisas com orientadores de ambas as instituições.

No dia 25 de fevereiro de 2019, às 14 horas, no IQSC, Dawany apresentará publicamente sua tese “Efeito interferente de compostos orgânicos no tratamento de efluentes sintéticos, contendo metil parabeno, por processos eletroquímicos“. Integram sua banca examinadora além do orientador brasileiro, o orientador espanhol (Professor Manuel A. R. Rodrigo) e um dos co-autores do trabalho. Se aprovada, a aluna obterá dupla titulação, sendo considerada doutora em Físico-Química no Brasil e doutora em Engenharia Química na Espanha.

Durante seu doutorado direto a aluna recebeu bolsa da FAPESP (processos nº 2016/04825-2 e no. 2016/19662-1) agência que também financiou as pesquisas (processos nº 2017/20444-1 (projeto regular) e nº 2017/10118-0 (projeto temático))

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)

Notícia cadastrada por Sandra Aparecida Zambon da Silva