Pesquisadores do IQSC publicam em revista e alto impacto

A revista científica Green Chemistry (fator de impacto 9,405), da Royal Society of Chemistry, publicou em outubro de 2019, trabalho de pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, sobre um método desenvolvido por eles para a preparação direta de várias moléculas de alto valor agregado. O trabalho envolve a síntese de polióis de cadeia longa com potencial aplicação na preparação de polímeros como poliuretanas e poliésteres, com a vantagem de serem preparados a partir de fontes de carbono renovável (bagaço de cana de açúcar) e, portanto, sustentáveis.

O trabalho  Synthesis of long-chain polyols from the Claisen condensation of gamma-valerolactone, foi escrito pelo Coordenador do Grupo de Síntese Orgânica do IQSC-USP, cientista Antonio Carlos Bender Burtoloso, por sua orientada de doutorado junto ao IQSC-USP, Camila Souza Santos, além de um pesquisador da Eurofarma e outro do CNPEM.

A revista divulga trabalhos inovadores sobre alternativas sustentáveis e o desenvolvimento de tecnologias não prejudiciais para os seres vivos e o meio ambiente. “A revista publica pesquisas de ponta, originais e significativas, que provavelmente apresentam grande avanço na química verde” segundo informações do site da revista.

O artigo pode ser acessado gratuitamente através do Portal de Periódicos da CAPES, clicando aqui.

Contato: antonio@iqsc.usp.br

Notícia cadastrada por Sandra Zambon
O conteúdo da notícia é de inteira responsabilidade do autor.