Pesquisador do IQSC é eleito para a Academia Mundial de Ciências

A Academia Mundial de Ciências (TWAS – The World Academy of Sciences) indicou este mês 36 novos membros, e o cientista Edson Antonio Ticianelli, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, é um dos cinco brasileiros eleitos.

Cientista Edson Antonio Ticianelli. Foto: Reprodução/ABC

Ticianelli é um dos líderes do Grupo de Eletroquímica do IQSC-USP, onde atua como pesquisador e professor. Na ciência, suas contribuições incluem o desenvolvimento e a caracterização físico-química de nanocatalisadores de metais não nobres e baseados em platina, e para o entendimento da cinética e mecanismos de diferentes reações em sistemas de células a combustível.

Ocupou cargos administrativos e dirigiu o IQSC-USP de 2006 a 2010. É membro da Sociedade Brasileira de Química, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Electrochemical Society (EUA) e da International Society of Electrochemistry (ISE).
As votações dos novos membros é feita por outros já associados, o que representa um reconhecimento internacional pela qualidade das pesquisas desenvolvidas. Os resultados das eleições entram em vigor em 1º de janeiro de 2020 e os novos membros serão formalmente apresentados na próxima Assembléia Geral do TWAS.

Os outros brasileiros eleitos são: Célia Regina da Silva Garcia, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, Luisa Lina Villa, da faculdade de Medicina da USP, Márcia Cristina Bernardes Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Wilson Savino, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC) com informações do Jornal da USP