Pesquisador Daniel Ugarte fala sobre a corrida Nanoscience + Megainstruments no Brasil

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, recebe nesta quarta-feira (18/9), o pesquisador Daniel Mario Ugarte, Professor Titular junto à UNICAMP, para falar sobre os desafios da nanociência no Brasil.

O prefixo “nano” é hoje diretamente associado à fronteira de conhecimento ou tecnologia, seja seguido de palavras como shampoo, medicamento ou eletrônica quântica, segundo explica o convidado do Ciclo de Palestras Química às 16 (Q16). “Nanociência descreve o estudo e manipulação de matéria, partículas e estruturas em escala submicrometrica. Nanotecnologia é a aplicação desse conhecimento e engenharia para gerar novos nanomateriais e componentes com novas propriedades aprimoradas, que levarão a sensores “inteligentes” e interfaces entre sistemas eletrônicos e biológicos, etc.”, complementa.

Ainda segundo o convidado “As nanoatividades são abrangentes, desenvolvidas em equipes multidisciplinares, redes multi-institucionais, que muitas vezes requerem instrumentos específicos e custosos operados em enormes laboratórios abertos. A tecnologia moderna permite a divulgação do gigantesco volume de informação gerado a um ritmo alucinante”, que leva à questão formulada pelo professor Ugarte: “Será que nosso sistema nos permite ter a dinâmica, abertura de espirito, e provê meios materiais para participar dessa empreitada?”

O palestrante recebeu vários prêmios nacionais e internacionais, sendo o mais recente o Prêmio TWAS em Física (2018), outorgado pela Academia Mundial de Ciências, por seu trabalho pioneiro “na caracterização de propriedades eletrônicas e estruturais de nanossistemas, incluindo contribuições seminais para o estudo de nanoestruturas de carbono e fios de metal de tamanho atômico”, segundo a TWAS.

A atividade será às 16 horas no anfiteatro térreo do edifício Q1 do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP. O Q16 é organizado pelo IQSC-USP, sob coordenação dos professores Danilo Manzani e Fábio Henrique Barros de Lima, que discute temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas.

A atividade é gratuita e aberta os interessados e será transmitida pelo Youtube.

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)

Palestra Q16
“Tentando acompanhar a Corrida (Nanoscience + Megaintruments) no Brasil: são profundas/sólidas nossas perguntas e ideias, e o nosso talão de cheques?”
18 de setembro de 2019, 16 horas, anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC-USP
Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP