O que você precisa saber sobre o suicídio

Foto: Xaviandrew/Pixabay CCO com adaptações

Nesta quinta-feira, 12 de setembro, será realizada a primeira palestra da Campanha “Setembro Amarelo: prevenção do suicídio e valorização da vida” que acontece durante todo o mês no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP.

Gabriele Roecker informa que “ao contrário do que se deseja, o número de suicídios entre os jovens brasileiros tem aumentado nos últimos anos e segundo a OMS, 90% deles poderiam ter sido evitados através de medidas preventivas”.

Aluna do IQSC e integrante do Centro de Convivência da Química (CCQ), Gabriele informa como surgiu a iniciativa de elaborar a programação para a Campanha: “a pergunta que fizemos foi, como a sociedade tomará medidas preventivas se ela não fala sobre o assunto?”. A proposta dos alunos foi abraçada pela Comissão de Graduação e pela Biblioteca do Instituto de Química de São Carlos e obteve o apoio da Instituição e também externo.

A palestra “O que você precisa saber sobre o suicídio” será às 12h30 na biblioteca do IQSC e objetiva inteirar as pessoas sobre as principais causas do suicídio, fatores de riscos e de proteção, mitos sobre suicídio e formas de prevenção. Estarão conduzindo a atividade os psicanalistas Flaisa Pinheiro Tomaz, Jesley de Araújo Tomaz e Daniela Fornaciari, membros do coletivo “Psicanálise de Rua São Carlos“, que fazem atendimento psicanalítico individual e gratuito todos os sábados na Praça Pedro de Toledo, no centro da cidade.

A participação é aberta a todos os interessados, gratuitamente e estará disponível para o Entreartes.

Arte: CCQ-IQSC

Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos