O profissional de Química em época de globalização e avanço asiático

O ECar – Escritório de Desenvolvimento de Carreiras, por meio do Escritório Avançado Ecar São Carlos, oferece a palestra O Profissional de Química em época de globalização e avanço asiático. O tema será abordado pelo Sr. José Humberto Lopes, com 35 anos de experiência profissional como Pesquisador Avançado da 3M do Brasil. A atividade será na quinta-feira, 16 de maio, às 13 horas, no anfiteatro térreo do edifício Q1 do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, com transmissão pelo Youtube.

Segundo o convidado, a economia brasileira vive “um cenário de recessão e desindustrialização causada pela invasão de produtos asiáticos, principalmente da China” e o entendimento desse cenário para a carreira química, seus desafios e oportunidades serão temas abordados durante a palestra.

O palestrante

José Humberto é Químico com mestrado concluído e doutorado em andamento na área de Engenharia de Materiais na USP em São Carlos. Fundou a empresa JHL Consultoria, que atua na área de materiais com ênfase em produtos para aplicação elétrica, mineração e principalmente agricultura sustentável.

Integra o grupo “Bioideias”, composto por pesquisadores com foco na obtenção de materiais sustentáveis para agricultura, com projetos em Usinas da Região de Ribeirão Preto. Tem várias patentes.

ECar

O ECar é vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da USP e tem sede em São Paulo, onde é coordenado pela professora doutora Tania Casado, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

No segundo semestre de 2018 o ECar implantou em alguns campi da USP, Escritórios Avançados que seguem as mesmas diretrizes, conceitos e metodologias do escritório sede. Em São Carlos, o Escritório Avançado está localizado no edifício Q1 do IQSC e desde novembro de 2018 conta com a parceria de docentes e servidores técnicos e administrativos das Unidades do campus.

O coordenador do Posto Avançado ECar São Carlos é o professor doutor Emanuel Carrilho e o representante do IQSC no ECar São Carlos é o professor doutor Ubirajara Pereira Rodrigues Filho.

“O profissional de Química em época de globalização e avanço asiático”
16 de maio – quinta-feira, às 13 horas, anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC
Atividade gratuita e aberta aos interessados.
Inscrições aqui.
Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP
Assista presencialmente ou pelo youtube.
Contato sobre os seminários: ecarsaocarlos@usp.br ou (16) 3373-9911

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC) com informações Ecar